Clínica Veterinária 24 horas em São Paulo

Conheça mais sobre o bigode de gato

O bigode de gato , diferentemente do bigode humano tem funções importantes, que vão além da estética e estilo.

Com o nome de vibrissas , o bigode de gato sempre foi uma característica marcante da espécie que se torna uma peça fundamental da beleza do animal. Mas o que poucos sabem, é que essa estrutura de pelos , tem total relevância para a sobrevivência da espécie felina.

Agora que você sabe da importância dessa estrutura, certamente vai entender porque os gatos se sentem tão incomodados quando alguém toca ou manipula esses pelos.

Além de funções de sobrevivência , o bigode de gato possui algumas características peculiares e podem ser de total importância para identificar a saúde de um pet.

Pensando na relevância do assunto bigode de gato, resolvemos criar um texto, mostrando algumas curiosidades que muitas pessoas ainda não sabem sobre esses pelinhos.

São algumas curiosidade sobre  o  bigode de gato

 

Importante das funções sensoriais e equilíbrio

O bigode de gato tem papel fundamental para o animal se situar no espaço em que convive , sendo bastante relevante em atividades da espécie. Algumas atividades como saltar e andar podem ser feita com total segurança e maestria.

As vibrissas também são importantes para a detecção de qualquer tipo de alteração no ambiente, fazendo o gato tomar as atitudes necessárias para escapar de qualquer tipo de perigo.

Mexer no bigode causa incomodo ao animal

O bigode do animal se trata de uma área totalmente sensível a diversos tipos de estímulos externos, portanto mexer nessa estrutura pode causar transtornos ao animal.Muita das vezes o gato pode retribuir com arranhões ou sair do local.

Cortar o bigode é totalmente prejudicial ao animal

Apesar do bigode de gato crescer de forma natural , cortar essa estrutura pode prejudicar as funções cognitivas no animal, atrapalhando no equilíbrio e noção de espaço.

A aparência do bigode pode mostrar o estado de saúde do gato

Bigodes danificados , quebradiços ou com aparência fora do normal , pode servir de alerta para alguma disfunção da saúde do seu gatinho de estimação. Bigodes fracos e quebradiços podem indicar carência nutricional e outras disfunções.Qualquer tipo de alteração o animal deve ser encaminhado para uma clínica veterinária ou hospital veterinário de sua confiança.

A quantidade de pelos podem variar de gato para gato

Normalmente os gatos possuem cerca de 12 pelos em cada lado ,porém essa quantidade pode variar de animal para animal . È importante lembrar também que existem raças de gatos que não possuem vibrissas , sendo que nesses animais as orelhas e o corpo são os principais instrumentos cognitivos .

Esteja sempre atento aos sintomas e comunique imediatamente a um veterinário de estimação

Alguns serviços dependem de agendamento, consulte-nos.

Não se esqueça de sempre estar atento com seu animal de estimação, e qualquer sintoma diferente,comportamento, sempre é bom leva-lo a um veterinário para uma avaliação, isso sempre evitará que o animal tenha doenças avançadas e confirme que ele está bem, garantindo sua saúde sempre em dia.

Deixe uma resposta

Fechar Menu