Conheça mais sobre a castração de gatas

A castração de gatas, se trata de um assunto bastante comentado por donos de animais de estimação.Conhecer um pouco mais sobre esse tipo de procedimento, pode ser bastante importante  para quem  deseja uma melhor qualidade de vida para sua gatinha de estimação.

Pensando em acabar de vez com as dúvidas em relação a esse tema, criamos um artigo detalhando esse tipo de procedimento.

Assim como os donos de cadelas,  os proprietários de gatas, muita das vezes procuram por um serviço de castração de  gatas fêmeas .A reprodução indesejada é um dos fatores principais, que levam aos donos a procurarem esse tipo de procedimento cirúrgico.

Além de garantir que a gatinha não tenha mais filhotes, o procedimento trás outros tipos de benefícios, que são totalmente relevantes para a saúde do animal de estimação.

 

Após você ler esse artigo, certamente você vai se sentir muito mais seguro para procurar um hospital veterinário ou clinica veterinária uma avaliação do seu animal.Uma avaliação precisa do médico veterinário, é de total relevância para o sucesso do procedimento.

Leia também : Conheça mais sobre a castração de gatos machos 

Conheça mais sobre o procedimento de castração de gatas

O processo de castração de gatas, também é conhecido como Ovário Salpingo Histerectomia, se trata de um  procedimento realizado por um profissional capacitado em cirurgia veterinária.

Se trata de um procedimento considerado simples, será feita uma incisão para a retirada do útero e ovários.A recuperação pode ser um pouco mais lenta que o processo de castração de gatos machos.

A castração de gatas pode ser feita a partir dos 6 meses de idade, apesar disso , muitos donos preferem  que o procedimento seja feito depois do primeiro cio.Esse caso deve ser analisado pelo médico veterinário de confiança, para não haver problemas futuros .

O procedimento quando é  feito antes do primeiro cio ,pode ser muito relevante na prevenção do câncer de mama, porém pode atrapalhar o desenvolvimento dos órgãos sexuais.

Depois do procedimento será necessário o uso do colar para evitar contato com o local da cirurgia, juntamente com o uso de antibióticos.

Quais cuidados devo tomar com a gata  após o procedimento?

Após o procedimento é muito importante seguir as orientações do médico veterinário , promover conforto para o animal, além de oferecer se necessário ,  as medicações indicadas .

È muito importante tomar cuidado com a alimentação da sua gatinha ,  pois a mesma passa a ter mais fome e conseqüentemente procura mais comida. Além do aumento de apetite, como a gata se torna menos ativa , é muito comum a mesma ganhar mais peso.

Consulte um médico veterinário para saber mais sobre tipos de rações e intervenções em nutrição clínica .

Vantagens importantes da castração de gatas

Além dos benefícios já citados, podemos observar uma série de fatores positivos no procedimento de castração de gatas:

  • O animal se torna menos agressivo;
  • Diminui o risco de infecção uterina;
  • Aumenta o tempo de vida da gata;
  • Evita o câncer de ovário;
  • Evita reprodução indesejada;
  • Evita o cio.

Além de todos esses benefícios citados, é muito importante lembrar que a sua gatinha terá mais contato com a família , podendo ter um comportamento mais sereno com todos os membros da casa. Procure  um médico veterinário de sua confiança e faça uma avaliação agora mesmo.

Esteja sempre atento aos sintomas e comunique imediatamente a um veterinário de estimação

Alguns serviços dependem de agendamento, consulte-nos.

Não se esqueça de sempre estar atento com seu animal de estimação, e qualquer sintoma diferente,comportamento, sempre é bom leva-lo a um veterinário para uma avaliação, isso sempre evitará que o animal tenha doenças avançadas e confirme que ele está bem, garantindo sua saúde sempre em dia.

Deixe uma resposta