Clínica Veterinária 24 horas em São Paulo

Cegueira em cães

A cegueira em cães ainda se trata de uma grande preocupação para os tutores.

Todo mundo já ouviu dizer falar que um cão com certa idade esta ficando cego.Assim como os humanos, os cães também podem ficar cegos, esse problema pode ser mais comum que você pensa.

Os humanos apresentam grande dificuldades para lidar com a cegueira, a grande diferença é que os animais apresentam órgãos sensoriais muito mais aguçados.

Pensando na relevância do assunto”cegueira em cães” , resolvemos criar um artigo informativo para acabar de vez com todas as dúvidas dos tutores.

Apesar dos animais terem sentidos totalmente aguçados, se faz necessário observar alguns sintomas para que não peguem os tutores desprevenidos.

Certamente a cegueira em cães , pode atrapalhar a qualidade de vida do seu cãozinho de estimação. Mas a boa notícia é que se detectada no tempo correto pode ser tratada com sucesso.

Quais são as principais causas da cegueira em cães ?

Algumas doenças e fatores contribuem para a deterioração das estruturas anatômicas dos olhos dos cães.

Existem uma série de fatores que podem contribuir para a cegueira em cães , abaixo separamos alguns fatores principais:

  • Glaucoma em cães;
  • Diabetes canina;
  • Catarata em cães;
  • Traumas oculares ;
  • Algumas raças possuem maior pré disposição ao problema como Border Collie e Pastor Alemão.

Quais são os principais sintomas da cegueira em cães ?

Na maioria das atividades é possível notar o animal um pouco confuso na hora de responder a algum estímulo verbal. Apesar da audição aguçada, o animal aponta o seu olhar para outra direção.

Em ambientes escuros o animal passa a ter ainda mais dificuldade para poder responder aos estímulos do ambiente usando a visão.

Com o passar o tempo os olhos do animal pode ficar da cor branca e com a iris opaca, porém no início da doença pode-se notar maior sintomas comportamentais.

Cães que apresentam distúrbios na visão tendem a ficarem mais apáticos e quietos, podendo notar uma mudança de comportamento.

A cegueira em cães tem tratamento especializado

Como falado anteriormente , identificar o problema inicialmente pode ser uma ótima variável para tratar a doença com mais facilidade.

Hoje em dia podemos contar com profissionais especializados em oftalmologia veterinária , como todos os recursos necessários para um tratamento de sucesso.

O profissional veterinário será capaz de estudar o histórico do animal, solicitar exames oftalmológicos e fazer prescrição de medicamentos adequados.

Esteja sempre atento aos sintomas do seu animal de estimação e comunique diretamente a um médico veterinário de sua confiança.

Alguns serviços dependem de agendamento, consulte-nos.

Deixe uma resposta

Fechar Menu