Gatos e Pássaros podem conviver juntos ?

Gatos e pássaros são animais escolhidos por muitos cuidadores de animais de estimação

Toda vez um tutor colocar dois animais de espécies distintas no mesmo espaço, muitas perguntas podem aparecer quando se fala em convivência animal .

Em algumas situações se tornam bem mais fáceis, como por exemplo cães e gatos.

Veja também : Clínica Veterinária

Ter gatos e pássaros juntos certamente pode se tornar uma situação bastante complicada, pelo fato do gato ter seu instinto caçador muito aflorado.

Nos desenhos animados podemos ver diversas situações de gatos querendo devorar pássaros.

Apesar dos gatos terem esse instinto caçador e tornarem essa convivência bastante difícil e arriscada, essa convivência não vem ser totalmente impossível.

Unir as duas espécies em alguns casos pode ser bastante complicado, em outras situações podem ser bem mais fácil devido a convivência e comportamento dos animais.

Pensado nessa variáveis, pensamos em algumas estratégias eficientes para manter uma convivência mais segura entre esses animais

Acostume o gato com o pássaro 

Quando temos um gato filhote, é muito importante deixar o gatinho o máximo de tempo possível perto do passarinho.

O gato filhote tem muito mais possibilidade de acostumar com um pássaro, dependendo da espécie se torna viável deixar o pássaro fora da gaiola próximo ao gato por alguns minutos.

Gatos adultos podem se tornar uma situação mais complicada, acostumar o gato próximo a gaiola ouvindo os barulhos emitidos para o pássaro pode ser bastante interessante.

Apesar de forçar a convivência pode ser uma ótima alternativa, todo cuidado é pouco.

Ofereça sempre ração ao gato

Oferecer ração ao gato é a melhor alternativa para o animal não buscar outras fontes de alimentação. Gatos que tem rotina alimentar correta geralmente não se tornam ” ladrões ou comedores de pássaros”.

Manter a gaiola no lugar correto 

Em alguns casos os animais não conseguem manter uma convivência segura, portanto manter a gaiola em um lugar onde o gato não tem acesso pode ser uma ótima alternativa.

Durante o dia quando o tutor estiver por perto as gaiolas podem ficarem em lugares mais abertas, e guardadas em outros momentos.

Cuidado com os pássaros soltos 

Pássaros soltos como cacatuas  podem correr grande risco , portanto é muito importante manter esses animais próximos aos donos enquanto andam pelo ambiente .

Guardar os pássaros em gaiolas em ambientes isolados em determinados momentos do dia, é uma grande solução para futuros problemas.

Tenho pássaros mas não tenho gatos em casa

Muitos criadores de pássaros devem ficar atentos mesmo não tendo gatos em casa. Gatos são animais que estão presentes nos arredores, portanto todo cuidado pode ser pouco.

Alguns gatos além do seu instinto predador, passam bastante tempo sem comer e realmente apresentam fome.

Evitar deixar as gaiolas em janelas e lugares abertos pode evitar que seu passarinho vire comida.

Esteja sempre atento aos sintomas do seu animal de estimação e comunique diretamente a um médico veterinário de sua confiança.

Alguns serviços dependem de agendamento, consulte-nos

 

Deixe uma resposta