Saiba tudo sobre a gestação de gatas

A gestação de gatas ainda é um assunto que ainda gera dúvidas aos donos de animais de estimação. Conhecer um pouco sobre a fisiologia do animal e aplicar alguns cuidados necessários, pode sem dúvidas fazer a diferença nesse período.

Hoje vamos falar um pouco mais sobre a gestação de gatas, muitas pessoas ficam totalmente felizes, quando recebem a notícia ou percebem que a sua gatinha de estimação vai ganhar filhotes.

Donos de gatas de primeira viagem, certamente passa por um período de total ansiedade para receber os novos membros da família.

Pensando nisso, resolvemos criar esse artigo para acabar com todas as dúvidas em relação a esse tipo de assunto.

Alguns sinais são importantes para ser notados quando a gata esta esperando filhotes.

Os donos de gatas na maioria das vezes  demoram um certo tempo  para  identificar as mudanças  fisiológicas e físicas nas gatas.

Sempre é importante observar  o último cio e verificar  se houveram algumas mudanças no comportamento da gata algumas semanas depois de ter contatos com outros gatos.

São alguns sinais importantes que a sua gata pode esta esperando filhotinhos:

  • As gatas ficam mais arredias que o normal;
  • Barriga maior que o normal;
  • Mamilos rosados e cheios;
  • Afastamento dos pelos da barriga;

O acompanhamento da gestação é fundamental para saúde da gata e dos filhotes

Após verificar todos esses tipos de sinais , é muito importante o dono encaminhar para um veterinário de confiança para fazer o diagnóstico completo.

Da mesma forma que as mulheres humanas, o acompanhamento da  gestação em gatas é de total relevância para a saúde do animal e dos filhote. Levá-la para fazer ultrassom é essencial para a saúde tanto dos filhotes quanto da mãe.

A ultrassonografia é um exame de total importância para confirmar a gestação  de forma exata e efetiva . A partir do vigésimo quinto dia  de gestação já se pode verificar a integridade dos filhotes , e a partir de 45 dias já se pode fazer a contagem dos filhotes.

Gatas possuem gestações que  duram  de 60 a 65 dias no máximo, fazendo ultrassonografia é possível ter um planejamento melhor sobre esse período.

Durante o período de gestação, é muito importante o dono receber as orientações necessárias para a chegada dos filhotes.

São algumas dicas importantes para manter a saúde da sua gata na gestação

Colabore para o conforto da gata

Carregar filhotes pode ser algo bem desconfortável , portanto é muito importante manter um ambiente confortável para sua gatinha de estimação. Procure deixar o seu cantinho sempre bem organizado e limpo.

Alimentação correta

Durante a gestação é muito importante contribuir para a saúde nutricional da gata, procure orientação veterinária para selecionar o melhor tipo de ração para suprir as necessidades nutricionais da gata.

Carinho é muito importante

Durante esse período devido as mudanças hormonais, a gata pode ter diversos tipos de alterações em seu comportamento. O carinho sempre mantém o vinculo da gata com a família ,trazendo mais segurança e conforto para o animal.

O que fazer no momento do parto ?

Próximo ao momento do parto o útero da gata vai apresentar contrações , portanto é muito importante manter o animal próximo do lugar apropriado para ter os filhotes.

Os mamíferos apresentam naturalmente facilidade para expulsar os filhotes, mas em alguns casos a gatinha pode apresentar dificuldade nesse momento, o tempo normal do período do parto é de até 2 horas. È muito importante ligar diretamente para o médico veterinário em caso de qualquer anormalidade no momento do parto.

Algumas gatas por serem muito novas, ou não terem total instinto materno, muita das vezes não conseguem retirar o cordão umbilical e placenta. Esse fator também deve ser comunicado ao médico veterinário para as devidas orientações ou intervenção direta.

O que fazer após o nascimento dos gatinhos ?

Após o nascimento dos filhotes, a gata tem o total papel materno de limpar os animais e fornecer leite materno. Fique atento sobre o calendário vacinal dos gatinhos!

Esteja sempre atento aos sintomas e comunique imediatamente a um veterinário de estimação

Alguns serviços dependem de agendamento, consulte-nos.

Não se esqueça de sempre estar atento com seu animal de estimação, e qualquer sintoma diferente,comportamento, sempre é bom leva-lo a um veterinário para uma avaliação, isso sempre evitará que o animal tenha doenças avançadas e confirme que ele está bem, garantindo sua saúde sempre em dia.

Deixe uma resposta