Clínica Veterinária 24 horas em São Paulo

Cuidados Básicos Com a Higiene em Cães

Os Cães de estimação sem dúvidas estão cada vez mais presentes na convivência com humanos . Para uma convivência saudável com os humanos inclusive com outros animais , esses animais certamente precisam estar com sua higiene em  dia. 

Além de promover uma boa relação no seu espaço, a higiene em cães se torna fundamental para que o animal tenha uma boa qualidade de vida no decorrer dos tempos.

Ainda são muitas as dúvidas que se dizem a respeito da higiene em cães, pensando nesse fato resolvemos criar um artigo, mostrando os cuidados básicos que os tutores devem ter em relação a saúde do seu melhor amigo.

Alguns procedimentos  podem se tornarem complicados para alguns tutores, porém hoje em dia podemos contar com diversos estabelecimentos e profissionais qualificados para diversos tipos de procedimentos.

A seguir separamos os principais cuidados que devem ser tomados em relação a higiene dos cães.

Escovação e Tosa 

A escovação em cães se trata de um procedimento muito importante para a saúde e higiene da pelagem do animal. O procedimento faz a remoção de pelos mortos , parasitas e contribui para a irrigação do tecido da pele do animal.

Animais com pelagens mais longas podem ser escovados diariamente, enquanto animais com pelagens mais curtas podem ser escovados uma vez por semana.

A tosa é indicada para animais de pelos longos, porém esse tipo de procedimento deve ser feito em pet shops e clínicas veterinárias especializadas.

Banho 

O banho se torna um cuidado básico, porém muito importante para a saúde e higiene dos cães. Os banhos  podem ser aplicados semanalmente para animais que possuem pelos curtos e no período de 10 dias para animais que apresentam pelos mais longos.

Procure dar banho em seu cãozinho em dias que se encontram mais quentes, preste bastante atenção na temperatura da água usando de preferência água morna.

Certamente o ideal é fazer o uso de produtos próprios para cães , produtos usados para humanos podem prejudicar a saúde do animal. Mantenha sempre protegido o ouvido e olhos para evitar contato com produtos como shampoos e sabonetes.

O uso de secadores também podem ajudar bastante no processo, portanto procure regular a temperatura ideal para não incomodar ou trazer danos ao animal durante o processo de secagem.

Veja também : Banho em cães , tudo que preciso saber

Unhas 

As unhas dos cães também merecem cuidados, as unhas devem ser cordadas quando passam a ter contato com o chão. Unhas grandes podem trazer desconforto ao animal seguido de inflamação. Existem cortadores especiais para fazer a higiene das unhas , você pode encontrar esses materiais disponíveis em pet shops e lojas especializadas.

Olhos 

Os olhos dos cães podem acumular secreções e trazer inflamação e infeção local para o animal, portanto use sempre um algodão molhado em soro fisiológico para fazer esse tipo de limpeza.

Dentes 

A escovação em cães certamente pode ser fundamental para evitar problemas odontológicos em especial o acumulo de placa bacteriana , portanto esteja sempre atento a escovação do seu animal.

Veja também : Tudo Sobre Escovação Dental Canina

Agora que você conhece um pouco mais sobre os cuidados básicos com a higiene do seu cão , certamente o seu melhor amigo vai se tornar muito mais feliz e saudável após a realização desses procedimentos.

Em caso de dificuldade na realização de qualquer procedimento, procure um centro especializado e não deixe de realizar esses cuidados essenciais.

Esteja sempre atento aos sintomas do seu animal de estimação e comunique diretamente a um médico veterinário de sua confiança.

Alguns serviços dependem de agendamento, consulte-nos.

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu