Clínica Veterinária 24 horas em São Paulo

Obesidade em Gatos

A obesidade em gatos , se trata de um tema que precisa de total atenção entre donos e profissionais envolvidos.

Os gatos gordinhos podem ser muito comuns na casa de muitas pessoas e até mesmo em filmes na televisão. A obesidade em gatos chega a 30 % na população felina, e esse dado se torna muito preocupante em relação a saúde desses animais.

Um gato gordinho pode parecer inicialmente fofo e saudável, porém por trás desse tipo de situação, podem aparecer diversos tipos de complicações que com o tempo podem ser realmente fatais.

Algo muito comum , seria os donos de pets acharem que os gatos comem a mesma quantidade que os cães e possuem metabolismos parecidos.

O peso dos gatos normalmente pode variar de 3 a 5 quilos, e algumas raças podem pesar mais.

Se você conseguir apalpar com facilidade a coluna as costelas do seu gato , certamente isso é um bom sinal.Gatos obesos apresentam uma camada de massa maior cobrindo essas estruturas.

Se você tem um gatinho obeso, certamente ele precisa de um pouco de mais atenção. Algumas atitudes podem fazer e diferença e certamente mudar a qualidade de vida do seu animal de estimação.

Sedentarismo e alimentação são fatores que devem ser analisados

Os gatos são animais que gostam de dormir e se alimentam com freqüência, porém gastar energia é fundamental para o equilíbrio das calorias ingeridas.Se o seu gato passa a maior parte do tempo comendo e sem gastar energia, certamente irá acontecer o aumento de peso.

Além disso muitos donos de animais oferecem alimentação inadequada para o animal, como diversos tipos de petiscos.

O uso de brinquedos para gatos podem ser uma ótima solução para fazer o gato gastar energia durante o dia.Os brinquedos para gatos são projetados especialmente para que os felinos prendam a sua atenção e passem horas brincando.

Prestar atenção nos hábitos alimentares do animal é uma estratégia bastante efetiva para que o animal controle o peso e faça a ingestão de nutrientes de qualidade em sua alimentação. Os petiscos podem ser prejudiciais a saúde do animal, além de não serem alimentos adequados para a dieta felina,podem fazer o animal ter o hábito de “ladrão ” , roubando alimentos na cozinha.

A indicação de alimentação deve ser feita por um médico veterinário para garantir a saúde do animal de estimação.

Problemas endócrinos podem ser o motivo do aumento de peso

Assim como nos humanos as glândulas endócrinas se não funcionam de forma adequada,podem deixar o metabolismo do gato desequilibrado e gerar aumento de peso.

Exames laboratoriais podem ser feitos para detectar esse tipo de problema com precisão. Hoje em dia podemos contar com especialistas em endocrinologia veterinária , que pode ser solução mais relevante para esse tipo de problema.

Mantenha sempre as consultas de rotina em dia para manter a saúde endócrina do seu gatinho, a prevenção sempre é um ótimo remédio.

Esteja sempre atento aos sintomas e comunique imediatamente a um veterinário de estimação

Alguns serviços dependem de agendamento, consulte-nos.

Não se esqueça de sempre estar atento com seu animal de estimação, e qualquer sintoma diferente,comportamento, sempre é bom leva-lo a um veterinário para uma avaliação, isso sempre evitará que o animal tenha doenças avançadas e confirme que ele está bem, garantindo sua saúde sempre em dia.

Deixe uma resposta

Fechar Menu