Otite Canina , conheça mais sobre essa doença

A Otite Canina se trata de uma patologia muito comum nos cães de estimação

A otite canina se trata basicamente da inflamação no ouvido do animal . Apesar da sua origem seja de diversas formas, essa patologia  provoca dor e desconforto ao animal, podendo evoluir e trazer problemas ainda mais graves.

Para que os tutores fiquem cientes sobre o problema, resolvemos criar esse artigo para acabar de vez como as dúvidas a respeito da otite canina.

Veja também: Surdez em cães , um problema bastante comum

Como ocorre a otite canina ?

A otite canina pode ter sua origem através de  infecções por, fungos, bactérias , ácaros e alergias.

Algumas raças de cães que contam com a orelha caída, certamente podem ser mais propensas a adquirirem a otite canina, justamente pelo fato da orelha deixar o canal auditivo mais abafado.

Conheça os principais sinais e sintomas da otite canina

È de fundamental importância saber reconhecer os  sinais e sintomas  da doença, e também outros detalhes como tratamento e como proceder.

São alguns sinais e sintomas da otite canina:

  • Fazer movimentos com a cabeça diversas vezes;
  • Coçar a a orelha com frequência além do normal (usando as patinhas ou esfregando em estruturas);
  • Desconforto ao coçar as orelhas;
  • Presença de secreção no ouvido,
  • Odor na região das orelhas;
  • Animal pode ficar apático.

Agora que você sabe reconhecer melhor esses sintomas, certamente fica mais fácil de detectar a mesma e comunicar diretamente a um médico veterinário de sua confiança.

Complicações da otite canina

Se não tratada e detectada no tempo certo, a otite canina pode trazer complicações irreversíveis para o seu cãozinho de estimação.

As complicações neurológicas, sem dúvidas são as mais comuns que podem ser encontrada. A infeção pode ser tão forte podendo atingir as estruturas neurológicas e trazer problemas irreversíveis para o animal de estimação.

Como prevenir a otite canina?

Para prevenir esse tipo de problema , são necessários alguns cuidados básicos com o seu cãozinho de estimação:

  • Leve seu animal de estimação em lugares de confiança onde forneçam banho, onde certamente o procedimento sera feito com segurança;
  • Procure proteger o canal auditivo do animal quando for dar banho em casa, os protetores auriculares são de total segurança;
  • Seque bem as orelhas no animal quando for da banho em casa;
  • Não arranque pelos próximo ao canal auditivo do animal, pois essas estruturas servem como proteção.

Como é feito o tratamento da doença ?

Primeiramente o médico veterinário vai fazer a verificação do canal auditivo do animal a procura de inflamações ou secreções. Sendo assim pode ser feita a coleta do material para análise.

Confirmado o diagnóstico da doença, o médico veterinário faz a prescrição dos medicamentos necessários para o tratamento, incluindo antibióticos, antiflamatórios e analgésicos.

Esteja sempre atento aos sintomas do seu animal de estimação e comunique diretamente a um médico veterinário de sua confiança.

Alguns serviços dependem de agendamento, consulte-nos

Deixe uma resposta