Pneumonia em Cães, conheça mais sobre o problema

Pneumonia em cães uma doença comum e perigosa

 A pneumonia em cães se trata de uma doença letal e muito perigosa , podendo levar o animal de estimação até a morte. Com muita frequência  pode se iniciar com outras doenças  mais comuns , a pneumonia em cães se trata de um problema  para quem tem um cãozinho em casa .

Veja também : Clínica Veterinária

Pensando nesse problema frequente  decidimos criar um artigo para acabar com todas as dúvidas em relação ao assunto.

Assim como os humanos os cães também podem sofrer com sérios problemas respiratórios , portanto é muito importante manter os cuidados necessários.

Como acontece a pneumonia em cães ?

A pneumonia causa inflamação dos brônquios localizados nos pulmões do animal, a pneumonia em cães  começa   em decorrência  de outras patologias mais leves, como uma gripe que pode ser bastante comum , acometendo o sistema imunológico do animal. 

No entanto, uma série de outros fatores também podem ser responsáveis pelo surgimento deste quadro, incluindo a contaminação do animal por  bactérias, fungos , protozoários e vírus.

Através da infeção dos pulmões , o problema pode agravar e levar o cão até a morte.

A observação dos sintomas são importantes para que o animal seja encaminhado o mais rápido possível para um atendimento veterinário especializado.

Sintomas da pneumonia em cães 

Saber identificar os principais sintomas da pneumonia em cães se trata de uma ótima alternativa para o tratamento rápido e efetivo da doença.

São alguns sintomas da pneumonia em cães:

  •  Tosse descontinuada
  •  Febre
  • Fadiga
  • Sonolência
  • Secreções e corrimentos nasais.
  • Respiração ofegante
  • Desidratação
  • Latido mais rouco

Como prevenir a pneumonia em cães 

A vacinação correta  do seu cão deve estar sempre atualizada, já que diminui muito a probabilidade do pet pegar inúmeras doenças. Os problemas gripais , por exemplo, pode ser evitada por esse método, não só nos climas mais frios.

Evitar que o animal fique exposto a ambientes úmidos e chuvas  também podem ajudar na prevenção.

Diagnóstico e tratamento da doença

O exame físico e histórico de saúde do animal pode ser de grande relevância  para o diagnóstico da doença. A radiografia e exames de sangue são solicitados pelo médico veterinário para a confirmação dos diagnósticos.

O tratamento inclui internação do animal , seguido de administração de medicamentos para amenizar os sintomas, juntamente com os antibióticos necessários.

O importante é esta sempre atento e procurar um médico veterinário da sua confiança.

Esteja sempre atento aos sintomas do seu animal de estimação e comunique diretamente a um médico veterinário de sua confiança.

Alguns serviços dependem de agendamento, consulte-nos

 

Deixe uma resposta