Clínica Veterinária 24 horas em São Paulo

Queda de pelo em cães

A queda de pelo em cães  na maioria das vezes pode ser totalmente normal na vida do animal , principalmente quando se fala em troca de pelo.

Porém, quando esse tipo de situação  passa ser uma rotina , algo pode estar errado na saúde do animal .São vários motivos que podem levar o médico veterinário a um diagnóstico totalmente preciso .

Pensando na relevância do assunto , decidimos criar esse artigo para tirar todas as dúvidas dos tutores de cães que passam por esse tipo de problema.

Lembrando que as informações contidas aqui , não substituem uma consulta como médico veterinário.

A seguir separamos algumas causas bastante comuns quando se fala em queda de pelo em cães.

 Troca de pelos

A troca de pelos se trata de um processo comum em cães , a renovação celular pode ser confundida muita das vezes com algum tipo de patologia. Cães de pelagem mais curta, possuem  maior queda de pelos , pois os fios atingem o seu tamanho final mais rapidamente .

Alergia a algum tipo de composto

È muito importante ficar atento se o animal esteve em contato com algum tipo de produto químico ou  composto que possa causar algum tipo de alergia . Alguns alimentos também podem causar esse transtorno, portanto é sempre importante cuidar da saúde nutricional do animal.

Carência de nutrientes

Como falado anteriormente, alguns alimentos podem causar reações alérgica ao animal .Porém é muito importante ficar atento no estado nutricional do seu cão, existem nutrientes  são de total importância para manter a saúde do pelo do pet.

O ideal é usar uma alimentação indicada pelo médico veterinário para uma dieta equilibrada , de acordo com as necessidades nutricionais do animal de estimação.

Conheça mais sobre os serviços de nutrição clínica

Animal apresentando estresse

Os cães devido ao estresse podem perder pelos , muita das vezes é preciso verificar a origem do distúrbio  para solucionar o problema . Em alguns casos o médico veterinário pode fazer a prescrição de algum tipo de droga para amenizar o quadro .

Presença de parasitas

Carrapatos e pulgas também podem causar queda de pelo no  cão devido a irritação e inflamação causada na pele do animal. Nesse caso se faz necessário o uso de medicamentos e sabonetes para melhor tratamento.

Distúrbios hormonais

Os distúrbios hormonais podem ser bem comuns em cães , podendo causar queda de pelo em grande quantidade.Nesse caso é muito importante uma avaliação do médico veterinário para melhor solução do caso.Podem ser solicitados exames laboratoriais para um diagnóstico preciso .

Como listado anteriormente os motivos podem ser vários, em muitos casos existe a especialidade uma consulta em dermatologia veterinária pode ser uma ótima solução para o problema .

Esteja sempre atento aos sintomas e comunique imediatamente a um veterinário de estimação

Alguns serviços dependem de agendamento, consulte-nos.

Não se esqueça de sempre estar atento com seu animal de estimação, e qualquer sintoma diferente,comportamento, sempre é bom leva-lo a um veterinário para uma avaliação, isso sempre evitará que o animal tenha doenças avançadas e confirme que ele está bem, garantindo sua saúde sempre em dia.

Deixe uma resposta

Fechar Menu