Bola de pelos em gatos

A bola de pelos se trata de um assunto muito comum entre donos de felinos, porém pode se tornar um problema em alguns casos específicos.

Todo mundo sabe que os gatos são animais que adoram se lamber e cuidar da própria higiene.Esse tipo de instinto,faz com que o animal seja bastante independente quando se fala em limpeza.

Portanto essa atitude pode trazer um problema bastante comum nos felinos  : formação de bola de pelos .

As bolas de pelos apesar  de comuns na vida dos felinos, podem se tornarem uma dor de cabeça caso não sejam eliminadas pelo animal.

 

Pensando nisso  resolvemos falar um pouco sobre o assunto , e ao mesmo tempo dar algumas dicas para evitar o problema.

Mas afinal , como se forma as bola de pelos ?

A bola de pelos também conhecida  como tricobezoares,  é formada pela mistura de saliva , suco gástrico, pelo e resto de alimentos.

Esse tipo de situação é bastante comum na vida dos felinos, por isso é muito comum ver o animal vomitar essas bolas em alguns momentos.

Deve -se ficar atento, quando o animal tem dificuldade em eliminar essas bolinhas.

Quando a bola de pelos não é eliminada, certamente o gato de estimação pode sentir uma série de desconfortos.

São alguns sinais que devem ser observados no animal de estimação, para evitar complicações com bola de pelos :

  • Diarreia
  •  Apetite diminuída
  • Dificuldade para defecar
  • Vômitos
  • Regurgitações
  • Apatia

Quando encontrado algum sinal ou sintoma citado , é muito importante entrar em contato com o médico veterinário, que as providências corretas sejam tomadas.

È muito importante evitar fazer o uso de receitas caseiras , e seguir corretamente as orientações profissionais.

Como evitar as bola de pelos em gatos

A seguir separamos alguma estratégias importantes que podem fazer a diferença na hora de não agravar o problema bolas de pelos.

Hidratar o animal

A água além de suas funções vitais , é de total importância para ajudar a limpar a quantidade de pelos ingeridos. Preste bastante atenção se a água recipiente do animal se encontra limpa e fresca.

Previna as pulgas

Prevenir as pulgas é uma estratégia bastante efetiva para evitar ingestão de pelos indesejáveis. A presença de pulgas , certamente faz o felino lamber mais os pelos devido ao incomodo causado.

 Alimentação adequada

Algumas rações podem ser indicadas pelo profissional veterinário, para facilitar a ingestão de fibras alimentares na dieta do animal . As fibras são de total relevância para a digestão e evitar que os pelos se acumulem no sistema digestivo.

Limpeza do ambiente

Além dos pelos , a sujeira pode agravar a situação fazendo o gato comer algo estranho perdido pelo chão no ambiente. Manter o ambiente limpo , se trata de uma estratégia bastante efetiva e simples.

Escovar o pelo do animal

A escovação dos pelos é de grande relevância , principalmente na época de queda. Ao se realizar a escovação,os pelos mortos são removidos , evitando acúmulo de pelos indesejados.

Todas as dicas citadas podem ser de grande importância para a prevenção do problema, porém esteja sempre atento sobre a saúde do seu gato e procure sempre uma clínica veterinária ou hospital veterinário de sua confiança.

Esteja sempre atento aos sintomas e comunique imediatamente a um veterinário de estimação

Alguns serviços dependem de agendamento, consulte-nos.

Não se esqueça de sempre estar atento com seu animal de estimação, e qualquer sintoma diferente,comportamento, sempre é bom leva-lo a um veterinário para uma avaliação, isso sempre evitará que o animal tenha doenças avançadas e confirme que ele está bem, garantindo sua saúde sempre em dia.

Não há comentários ainda.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.