Cesariana em cadelas , saiba tudo sobre o assunto

Hoje vamos falar um pouco mais sobre cesariana em cadelas , e acabar de vez com todas as dúvidas sobre o assunto.

Esperar pelo momento que sua cadelinha vai ganhar filhotinhos pode ser uma situação bastante esperada e tranquila. Porém em alguns casos , alguns tutores podem entrar em pânico ao receber a notícia que será necessário fazer o procedimento de cesariana em cadelas.

A cesariana em humanos , até hoje se trata de um assunto muito polêmico na medicina. Existem muitos tipos de opiniões diferentes em relação ao assunto.

Como veremos a seguir , cesariana em cadelas pode ser de grande utilidade para alguns casos de partos complicados.

A cesariana em cadela não é um procedimento sempre utilizado, porém pode ser uma opção bastante segura e  inteligente em alguns casos como por exemplo sofrimento fetal, grande número de filhotes e outros casos específicos.

Em um Hospital Veterinário de sua confiança , o procedimento pode ser feito com total segurança sem colocar em risco a vida dos animais

O procedimento pode ser feito em situações de emergência e também de forma agendada quando detectado alguma situação que a cirurgia é indicada.

Os partos distócicos ( partos difíceis ) ganham total segurança com o procedimento cirúrgico, mesmo que seja apenas 5% os casos de cesariana em cadelas.

Se você recebeu a notícia que sua cadela vai precisar fazer um procedimento de cesariana, não se preocupe…O médico veterinário sabe o que esta fazendo !

Casos que a cesariana pode ser indicada

Cadelas com históricos de partos complicados

Existem cadelas que já passaram por partos distócicos, portanto se faz necessário o procedimento de cesariana justamente para evitar novas complicações para os filhotes e mãe.

Número  de filhotes

Quando o número de filhotes são altos, durante o trabalho de parto a cadela pode se sentir exausta e ter dificuldade no trabalho de parto.  Podem existir complicações também quando o número de filhotes são poucos, pois o útero não pode ser estimulado de forma suficiente.

Sofrimento fetal

Em alguns casos a fêmea pode ter dificuldade no trabalho de parto , passando o tempo pode ocorrer sofrimento fetal, nesse caso se faz necessário intervenção profissional.

Características anatômicas desfavoráveis

Algumas cadelas podem apresentar alterações corporais, que podem dificultar o trabalho de parto. Cadelas com região pelve ou vaginal estreita demais , devem fazer o procedimento de cesariana para evitar problemas maiores.

Idade da cadela

A idade pode influenciar no decorrer do parto , cadelas prenhas no primeiro cio podem apresentar dificuldades nas contrações, o mesmo acontece com cadelas com idade mais avançada.

Raças que apresentam maior dificuldade no parto

Algumas raças braquicefálicas( Focinho curto e achatado) , podem apresentar maior dificuldade na hora do trabalho de parto. Exemplo: Buldog , Buldog Francês e Pug.

Existem outros fatores que devem ser observados

Além dos fatores indicados anteriormente , existem outros que tem total relevância para a indicação do procedimento de cesariana:

  • Posições anormais do feto;
  • Tamanho dos filhotes;
  • Contrações muito fortes ou fracas;
  • Acidentes com a mãe;
  • Descargas purulentas pela vagina;
  • Sinais de intoxicação  ( diarréia e vômito ).

A importância do pré-natal para cadelas

O pré- natal é de total relevância para a saúde e segurança da cadela e filhotes, através do acompanhamento , o médico veterinário tem a capacidade de diagnosticar problemas  través de consultas e exames como ultrassonografia .

O desejo de muitos tutores é que sua cadela tenha uma gestação tranquila e ocorra o parto normal , porém a cesariana pode ser um procedimento determinante para que se mantenha êxito após a gestação.

Esteja sempre atento aos sintomas e comunique imediatamente a um veterinário de estimação

Alguns serviços dependem de agendamento, consulte-nos.

Não se esqueça de sempre estar atento com seu animal de estimação, e qualquer sintoma diferente,comportamento, sempre é bom leva-lo a um veterinário para uma avaliação, isso sempre evitará que o animal tenha doenças avançadas e confirme que ele está bem, garantindo sua saúde sempre em dia.

Não há comentários ainda.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.