Conheça os sinais da velhice em cães

A velhice em cães é algo inevitável na vida do animal, porém é preciso conhecer melhor esse período para que os donos não fiquem perdidos.

Assim como nos humanos,  os efeitos da idade avançada pode gerar algumas alterações fisiológicas nos animais de estimação.

Muitos donos de cães ficam totalmente despreparados para lidar com esse tipo de situação, que é totalmente normal na vida do animal.

Nesse período  tudo se torna  mais complicado, afinal diversos problemas fisiológicos e físicos podem tomar conta da vida do animal de estimação.

Muita das vezes, a idade não é o único parâmetro para saber se o cão esta passando por um período de envelhecimento avançado. Algumas raças apresentam envelhecimento mais lento e outras raças não. Portanto é muito importante saber, alguns sinais que indicam que o seu cãozinho esta sofrendo com a velhice.

Para melhor entendimento do tema, resolvemos listar alguns sinais importantes, que indicam  o envelhecimento do seu cão de estimação.

Fique atento  nos principais sinais de velhice em cães

Nesse período os cães podem sofrer com diversos tipos  de problemas relacionados a saúde, porém todos esses são absolutamente normais com o passar do tempo. È muito importante que o dono respeitar todas essas mudanças na vida do animal , para que o mesmo tenha um envelhecimento digno e tranqüilo.

São alguns sinais que a velhice esta acometendo o seu cão de estimação.

Problemas odontológicos

Com o tempo a dentição do animal pode sofrer alterações como por exemplo os tártaros , por isso é muito importante manter uma escovação regular durante a vida do animal. Hoje em dia é possível  fazer agendamentos de consultas com a especialidade odontologia veterinária.

Problemas urinários

Assim como nos  humanos, a bexiga certamente pode parar de funcionar de forma totalmente efetiva. Portanto muita das vezes, o cão não terá o mesmo controle da urina como antigamente, podendo urinar em diversos lugares da casa.

Alterações na pele

Os cães quando estão com sinais de envelhecimento, apresentam alterações na pele. È muito comum o aparecimento de pelos brancos, alterações nas almofadinhas e calos nas patas.A pele do animal se torna muito mais sensível que o normal, podendo acontecer infecções com mais facilidade.

Aumento de peso

Devido a diminuição dos gastos calóricos, é muito comum os cães ganharem peso quando estão na fase idosa. È muito importante manter uma alimentação balanceada do animal, com o uso de rações e alimentos adequados indicados pelo médico veterinário. Além dos cuidados com a alimentação, é muito importante estimular o estado físico do animal com atividades  equilibradas para a sua idade.

Aparecimento de tumores

Com o passar do tempo, o cão passa a ter mais probabilidades de adquirir tumores .È muito importante  ter o hábito de levar o animal para consultas de rotina, para o médico veterinário fazer a detecção desse tipo de problema.

Menor  funcionamento dos sentidos

Assim como nos humanos de idade avançada, a velhice  em cães pode trazer dificuldades para enxergar e ouvir , em casos mais graves é muito comum apresentar cegueira  e surdez. Nesses casos o animal passa a ter um nível dependência maior da sua família, necessitando de maior paciência e carinho de todos.

Leia também :  surdez em cães 

Aparecimento de doenças degenerativas

Com o decorrer da idade, os cães podem sofrer com doenças degenerativas  como a artrose , osteoporose e displasia de quadril. Qualquer alteração observada no animal, o dono deve procurar imediatamente o médico veterinário para uma avaliação e tratamento efetivo

Mudança no comportamento

O cão apresentando maior idade se torna muito mais emocional, procurando por momentos de carinho com seu dono. Devido a diminuição de energia nas atividades , o cão se torna muito mais tranqüilo e sereno.É comum que pets em idade avançada fiquem mais cansados e sonolentos, precisando de maior tempo de descanso.

 Maior dependência dos cuidados dos donos

Devido a todas as conseqüências trazidas pela velhice , o  cão passa cada vez mais precisar de ajuda nas suas atividades e apoio emocional da família. È muito importante o animal contar com carinho e amor dos seus donos, para se sentirem mais seguros e confortáveis.

Como proporcionar um envelhecimento saudável para meu cãozinho de estimação

A  consulta de rotina é a melhor forma de prevenir os efeitos da velhice em cães.Procure sempre levar o seu animal de estimação em um hospital veterinário ou clinica veterinária de sua confiança.

Além do acompanhamento e aconselhamento do médico veterinário , a família tem um papel fundamental para o conforto e saúde do animal.

Trate sempre seu melhor amigo com carinho  e paciência , ele precisa de você nesse momento!

Esteja sempre atento aos sintomas e comunique imediatamente a um veterinário de estimação

Alguns serviços dependem de agendamento, consulte-nos.

Não se esqueça de sempre estar atento com seu animal de estimação, e qualquer sintoma diferente,comportamento, sempre é bom leva-lo a um veterinário para uma avaliação, isso sempre evitará que o animal tenha doenças avançadas e confirme que ele está bem, garantindo sua saúde sempre em dia.

Não há comentários ainda.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.