Conheça mais sobre o Dalmata

O Dálmata se trata de uma raça bastante encantadora , apresentando uma pelagem branca com flocos. A sua aparência juntamente com seu porte grande , chama bastante a atenção daqueles que passam por perto.

A raça Dálmata é muito conhecida pelo fato de já ter se tornado símbolo no cinema para crianças e adultos.

Ainda não se sabem muito a origem da raça Dálmata. Uma coisa que se sabe é nome de uma cidade chamada Dalmátia , localizada na antiga Lugoslávia , através desse dado os pesquisadores passaram a pesquisar com maior profundidade o traços ancestrais do animal.

Através de pesquisas, os Dálmatas foram associados aos Pointers e Dogue alemão ,porém ainda não se podem tirar conclusões definitivas sobre a origem genética raça.

Os Dálmatas no decorrer da sua história, foram muito usados para fazer a proteção de carruagens ,porém com a chegada dos automóveis essa função foi um pouco esquecida.A raça se tornou símbolo de status e segurança para seus proprietários, nos dias atuais ainda é possível ver Dálmatas trabalhando em conjunto com policiais e bombeiros na Inglaterra.

Características Físicas

O Dálmata apresenta uma pelagem como sua principal identidade, apresentando o corpo na cor branca com manchas de formas arredondadas até mesmo no rosto. As manchas podem ser pretas ou castanhas.

O Dálmata pode chegar de 15 a 32 kg , sendo que os machos são maiores consequentemente mais pesados.

Doenças que podem acometer a raça dálmata.

Assim como algumas raças de cães, o Dálmata  apresenta doenças genéticas que se tratam do resultado dos cruzamentos genéticos , até chegar ao resultado atual.

O cálculo renal e a surdez podem ser muito comum na raça dálmata , podendo trazer uma grande preocupação para quem deseja adotar um cão da raça.

Veja também : Nefrologia e Urologia

De acordo com pesquisas 10% dos cães dálmatas podem apresentar surdez de algum grau, podendo afetar um ouvido ou ambos.Um cão surdo pode levar uma vida tranquila se o dono tiver algumas atitudes positivas em relação a deficiência ao animal.

Veja também : Surdez em cães , um problema bastante comum

Os problemas renais podem ser prevenidos com o acompanhamento veterinário periódico.Portanto esteja sempre atento as consultas de rotina do seu cão de estimação.

Apesar das doenças genéticas que podem acometer a vida do dálmata, são cães que apresentam uma ótima saúde, podendo ter uma expectativa de vida de 10 a 15 anos de idade.

Temperamento do cachorro Dálmata

O Dálmata é uma raça muito amorosa com os humanos, podendo se tornar grandes companheiros até mesmo para crianças.Crianças muito pequenas podem trazer um certo desconforto ao cão devido aos famosos “puxões” na sua pele, rabo ou orelha.

A raça pode em algumas situações apresentar um comportamento um pouco agressiva, conta com um latido forte e agudo, podendo avisar ao seu tutor que existe alguma coisa de errado ao seu redor.

São cães extremamente ativos que gostam de fazer atividades como correr e caminhar, se tratam de um grande companheiro para atividades físicas.

O Dálmata é considerado um cão inteligente, porém um pouco teimoso e desajeitado.Nesse caso o tutor deve ter uma certa paciência para que o animal aprenda as atividades necessárias para sua boa convivência.

Acompanhamento veterinário de qualidade

Para que seu Dálmata esteja sempre saudável, mantenha sempre o calendário de vacinas em dia , e agente consultas de rotina para prevenção de problemas de saúde.

Esteja sempre atento aos sintomas e comunique imediatamente a um veterinário de estimação

Alguns serviços dependem de agendamento, consulte-nos.

Não se esqueça de sempre estar atento com seu animal de estimação, e qualquer sintoma diferente,comportamento, sempre é bom leva-lo a um veterinário para uma avaliação, isso sempre evitará que o animal tenha doenças avançadas e confirme que ele está bem, garantindo sua saúde sempre em dia.

Não há comentários ainda.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.