Conheça mais Sobre a Doença de Lyme

A doença de Lyme se trata de uma doença transmitida pelo carrapato e sem trazendo muitas dúvidas para donos de animais de estimação.

Todos sabemos que os carrapatos podem trazer muitos danos para a saúde dos nossos pets . Existem agentes transmissores que são também conhecidas como as famosas doenças do carrapato.

Aqui em nosso site você pode encontrar algumas doenças causadas por esses temidos parasitas. Hoje iremos falar um pouco mais sobre a doença de Lyme.

Veja também : Conheça a paralisia do carrapato em cães

Também conhecida como borreliose, a doença de Lyme e transmitida através de uma bactéria chamada Borrelia burgdorferi, que ao entra na corrente sanguínea do animal através da picada de um carrapato infectado .

Ao atingir o hospedeiro essa temida bactéria pode causar diversos danos para a saúde do animal , podendo em alguns casos causar óbito ao mesmo.

A doença é considerado uma zoonose , ou seja , os humanos também podem ser infectados através da picada do carrapato .

Apesar de todos esses dados negativos sobre a doença, a boa notícia, é que através de alguns cuidados a doença certamente pode ser evitada e também ser for o caso tratada com a conduta profissional adequada.

Algumas pesquisas mostram, que a ação da bactéria é bem semelhante em cães e humanos. Nos gatos ainda existem poucos estudos em relação a ação dessa bactéria.

São os sintomas da doença de Lyme em cães

A seguir seguem os principais sintomas da doenças em cães,lembrando que podem existir outros sintomas não comuns:

  • Febre,
  •  Vômitos;
  • Dor abdominal;
  • Anorexia
  •  Sonolência
  • Emagrecimento ;
  • Inflamação das articulações.

Como é feito o diagnóstico da doença de Lyme

Os tutores contam com um papel muito importante na ajuda do diagnóstico da doença, comunicando e encaminhando o animal infectado quando tiverem apresentando algum dos sintomas citados.

Saber o histórico do animal se trata muito importante para o diagnóstico da doença, bem como se o animal freqüentou possíveis lugares infestados de carrapatos no decorrer do seu dia a dia.

O médico veterinário será capaz de fazer o exame físico necessário para investigar sinais e sintomas da doença.

Os exames laboratoriais são indispensáveis para o fechamento do diagnóstico , investigando a presença de anticorpos reagentes a bactéria.

Como prevenir meu cão contra carrapatos

Deixar o seu cãozinho de estimação longe desses parasitas, certamente não se trata de uma tarefa muito fácil.Porém alguns cuidados podem ser tomados para diminuir o risco do contato do animal com esse tipo de parasita

Ao passear com o seu cão em ambientes como parques e praças , esteja sempre atento no corpo do animal e verifique a presença de carrapatos após o passeio.

Não use materiais como pinças ou tente retirar os parasitas com a mão , procure o material apropriado em lojas especializadas .

Converse com o médico veterinário de sua confiança para indicar banhos carrapaticidas,coleiras e remédios aplicados na nuca, todos esses produtos são bem efetivos para a prevenção.

Esteja sempre atento aos sintomas do seu animal de estimação e comunique diretamente a um médico veterinário de sua confiança.

Alguns serviços dependem de agendamento, consulte-nos.

Não há comentários ainda.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.