Doenças Transmitidas Por Gatos

As doenças transmitidas por gatos , sem dúvidas ainda se trata de um fato bastante discutido entre donos de animais .

Os gatos de estimação estão cada vez mais em contato com os humanos em suas residência. Esse
contato certamente pode ser bastante positivo, nada melhor que contar com um animalzinho de
estimação para alegrar o ambiente certo?

A grande verdade é que os gatinhos de estimação podem ser fontes de alguns fungos, parasitas , vírus e bactérias, através desses agentes podem transmitir doenças para humanos quando estão em contato com arranhões , saliva , fezes e urina .Para manter o leitor informado , resolvemos listar as 5 principais doenças transmitidas a humanos por gatos de estimação.

5 doenças transmitidas por gatos aos humanos

Micose na Pele

A micose na pele pode acontecer através do contato da pele com gatos que estão sempre na rua e que sempre estão em contato direto com muitos gatos. Devido ao fato de estarem mais tempo em contato com o ambiente de risco , existem mais chances de adquirirem fungos transmitindo a micose na pele.
Para evitar esse tipo de problema , o ideal é evitar o contato com gatos não tratados contra fungos .

Geralmente o tratamento é feito com antifúngicos indicados pelo médico veterinário.

Ancilostomíase

A ancilostomíase se trata de uma patologia causada pelo parasita Ancilostoma duodenale ou Necator americanus que se infiltra na pele humana e pode trazer uma hemorragia hepática , febre, tosse , fadiga e anemia.

Para o ser humano se proteger, deve – se deixar de andar com os pés no chão nos ambientes que o animal tem acesso e faz as suas necessidades . Uma estratégia bastante efetiva , seria dar remédio de vermes para o gato e providenciar um cesto de areia limpo para que o mesmo faça as suas necessidades com total segurança e higiene.

Alergia respiratória

O pelo dos gatos , sem dúvidas se trata da causa principal da alergia respiratória em humanos, pode ser percebida através de alguns sintomas como espirros contínuos , pálpebras oculares inchadas , dependendo da pessoa podendo até ocasionar asma . Pessoas com alergias respiratórias , devem ser bem cautelosas em relação ao contato com gatos.

Esporotricose

A esporotricose se trata de uma doença bastante comum , que pode ser transmitida através do arranhão e mordida do felino contaminado com o fungo Sporothrix schenckii.Algo muito comum , são gatos entrarem em conflito corporal usando mordidas e arranhões para a reprodução da espécie. dessa forma se contaminando.

Normalmente os animais infectados apresentam feridas que não se cicatrizam e necessitam de atendimento veterinário urgente. O Ideal é se manter afastado de animais com esses tipos de feridas afim de evitar a transmissão da doença.

Toxoplasmose

Das doenças transmitidas por gatos,a toxoplasmose é recorrente e uma das mais graves. É causada pelo parasita Toxoplasma gondii, que causa danos mais sérios em mulheres grávidas. Ela é transmitida por contato direto com as fezes de gatos jovens.

Os sintomas desta doença podem ser confundidos com os da gripe. Febre, mal-estar e fraqueza são geralmente os mais comuns. A melhor maneira de evitar um diagnóstico ruim é visitar o médico, que recomendará o melhor plano de ação.

Como prevenir doenças infeciosas transmitidas por gatos ?

As consultas de rotina ao médico veterinário certamente se torna uma estratégia totalmente efetiva para a prevenção de doenças infeciosas. Manter o calendário de vacinas em dia também é fundamental  para a saúde do animal.

Esteja sempre atento aos sintomas do seu animal de estimação e comunique diretamente a um médico veterinário de sua confiança.

Alguns serviços dependem de agendamento, consulte-nos.

Não há comentários ainda.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.