Tudo Sobre Escovação Dental Canina

A escovação dental canina , se trata de um procedimento indispensável para a saúde do animal de estimação.

Assim como os humanos os cães também necessitam escovar os dentes, nesse momento o tutor é de grande importância para promover os cuidados necessários com o animal.

Fazer a escovação dos dentes do cachorro é de total relevância por vários motivos:

  1. Faz a prevenção contra o acúmulo de tártaro, uma doença que pode ser fatal se não tratada;
  2. Melhora o hálito do cão;
  3. O animal passa ver o tutor como um líder ao realizar o procedimento;
  4. Previne infeções que podem complicar a saúde do animal;
  5. Evita que os dentes caiam mais cedo.

A fase de imprinting se trata do melhor momento pra o animal se acostumar com o procedimento de escovação. Nessa fase o animal esta pronto para aprender novas experiências. Depois da fase adulta, o animal pode ter dificuldade para aderir novos hábitos.

Escovar os dentes do animal , se trata de um procedimento simples , mas que necessita de disciplina e dedicação do tutor. Dessa forma o procedimento vira um hábito e pode ser feito de forma correta sem muitas dificuldades.

São dicas importantes antes de realizar a escovação dental canina

O procedimento deve ser feito diariamente

Muitos profissionais recomendam fazer a escovação três vezes por semana  , porém o procedimento feito todos os dias pelo tutor do animal.

Faça o procedimento quando o animal estiver calmo

No início quando for começar o procedimento o cão pode se assustar com a novidade , portanto procure sempre um momento que o animal esteja calmo e receptivo para que o procedimento corra de forma tranquila. Depois que o procedimento virar um hábito, certamente o animal não vai se sentir mais incomodado.

 Conheça os materiais necessários para o procedimento

Hoje em dia em Pet shops é possível encontrar todos os materiais necessários para uma boa escovação. As escovas próprias para cães podem ser encontradas com facilidade, basta procurar orientação para saber o modelo ideal a ser usado de acordo com o porte do seu cão. Escovas de dedo podem ser usadas para cães menores e escovas com hastes maiores são usadas em cães de maior porte.

Nunca faça o uso de pasta de dentes de humanos em cães , a substância pode ser bem agressiva para o animal. Existem pastas com sabores de carne que são bastante aceitas pelo animal de estimação.

Passo a Passo do procedimento de escovação

Agora que você já conhece os materiais necessários e momento correto para a escovação , vamos ao procedimento com mais detalhes:

  1. Coloque um pouco de pasta de dente na boca do cão , ele vai se acostumar com o gosto antes que o procedimento seja realizado;
  2. Após o animal acostumar com o gosto da basta de dente , já é hora de introduzir a escova de forma bem sutil e verificar o comportamento do cão;
  3. A escova deve ser manipulada da raiz até o final do dente, repetindo o procedimento em todos os dentes do cão.
  4. Após a escovação não se faz necessário enxaguar ou fazer o uso de outros produtos, as pastas de dentes já são desenvolvidas para esse fim.

Dúvidas com a escovação dental e outros procedimentos odontológicos ?

Certamente a escovação pode contribuir para a prevenção de diversas patologias  orais em cães , porém muita das vezes algumas patologias precisam ser avaliadas pelo médico veterinário para melhor intervenção.

Qualquer tipo de alteração na saúde oral do seu animal e estimação , procure um especialista em odontologia veterinária , para melhor avaliação e tratamento seguro.

Esteja sempre atento aos sintomas e comunique imediatamente a um veterinário de estimação

Alguns serviços dependem de agendamento, consulte-nos.

Não se esqueça de sempre estar atento com seu animal de estimação, e qualquer sintoma diferente,comportamento, sempre é bom leva-lo a um veterinário para uma avaliação, isso sempre evitará que o animal tenha doenças avançadas e confirme que ele está bem, garantindo sua saúde sempre em dia.

Não há comentários ainda.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.