Clínica Veterinária 24 horas em São Paulo

Fisioterapia e Reabilitação

O Hospital Veterinário Saúde através de seus parceiros e serviços, conta com um serviço especializado em fisioterapia para animais.

Fisioterapia Animal no Hospital Veterinário Saúde 

A fisioterapia é a ciência que trabalha no âmbito da prevenção de lesões e na reabilitação do sistema locomotor.

O profissional capacitado  trata basicamente as disfunções dos movimentos do corpo do animal para tratar diversos tipos de distúrbios importantes.

A fisioterapia engloba muitas áreas dentro da medicina, como:

  • Neurologia
  • Reumatologia
  • Ortopedia
  • Cardiologia
  • Pneumologia

Para entender melhor, a  fisioterapia visa a prevenção, reabilitação e manutenção de lesões em diversos sistemas, atuando em todas as áreas da medicina veterinária. A técnica proporciona a conquista da cura, bem-estar e aumento da qualidade de vida do animal. Cães e gatos podem realizar esse tipo de tratamento

As técnicas de fisioterapia além de serem importante para prevenir diversos tipos de doenças, também e muito importante nos processos de reabilitação.

Técnicas da Fisioterapia Animal mais aplicadas.

Dentro da fisioterapia veterinária, existem diversos tipos de técnicas que podem ser aplicadas de acordo com cada caso.

È muito importante a avaliação do profissional capacitado para saber qual tipo de técnica pode ser aplicada com segurança e efetividade.

No Hospital Veterinário Saúde contamos com todo suporte em ortopedia e exames de imagem para auxiliar nos tratamentos .

As principais técnicas aplicadas na Fisioterapia Animal são:

Massoterapia : A massoterapia como o próprio nome já diz, é um tratamento alternativo realizado através da massagem em cães e gatos.
As técnicas utilizadas em animais são as mesmas que são aplicadas nos humanos, com exceção no tempo de cada sessão de massagem.

As raças menores recebem massagens mais rápidas nas sessões, mais ou menos 20 minutos o que é recomendada pelo porte do pet.

Já em raças de médio e grande porte, as sessões podem durar até 30 minutos sem problemas.

Não é preciso ter alguma doença já diagnosticada para o animal passar pela massoterapia, já que está técnica pode aliviar o estresse,
mal-estar e deixar o bicho mais calmo.

Durante as sessões ainda é possível que o fisioterapeuta descubra algum inchaço, alterações na pele ou pelo do animal, nódulos, áreas que podem ser mais sensíveis ao toque.

Se nunca passou seu animal de estimação em um tratamento alternativo, que tal tentar a massoterapia, mesmo sendo só para deixa-lo mais relaxado e mais calmo? O Hospital Veterinário Saúde, recomenda a todos os donos de pets passar pelo menos por uma sessão, pois já é possível ver o resultado.

Hidroterapia : Técnica terapêutica que se utiliza na imersão de água de forma que trate os animais.

A hidroterapia são exercícios realizados na água, e indicada em casos de afecções ortopédicas, perda de peso no caso de animais que estão
obesos, ou no tratamento de problemas neurológicos.

Como a atividade é feita na água, o animal tem um movimento mais leve e consegue se mexer melhor, lembrando que está técnica é mais aplicada em cães do que em gatos. Os exercícios são divididos entre natação e esteira aquática, as sessões variam.

A hidroterapia tem um efeito melhor em animais adultos ou já idosos, até porque a articulação já não é mais a mesma de quando novinhos, e a técnica pode ajudar a fortalecer.

Cinesioterapia : Está técnica se aplicam em terapia através de exercícios, englobando os exercícios de alongamento, fortalecimento, reprogramação, mobilização e estabilização dos músculos.Principalmente quando o animal passou por algum procedimento cirúrgico ortopédico, a cinesioterapia pode auxiliar na sua recuperação de uma forma mais rápida e saudável.

A cinesioterapia é classifica de duas formas, primeira é a movimentação passiva e a segunda movimentação ativa.

Os movimentos passivos consistem em flexão e extensão suave das extremidades, sendo geralmente aplicada na terra, mas também podendo ser aplicado no meio aquático.

Os exercícios ativos consistem na movimentação ativa do animal, promovendo sua contração e extensão dos músculos e articulações feitas pelo próprio animal. Isso aumenta sua força muscular, coordenação motora e função dos membros do corpo.

Existem muitas outras técnicas que também estão na Fisioterapia Veterinária, listamos aqui as principais e mais utilizadas.

Benefícios do tratamento de Fisioterapia em Animais

As técnicas de fisioterapia são de total eficiência para prevenir e tratar lesões com atividades não invasivas.

Através das técnicas apresentadas,será possível curar e controlar diversos tipos de patologias sem procedimentos cirúrgicos ou até mesmo uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios.

Lembrando também que a fisioterapia também pode ser associada a outros tipos de tratamentos.

"Alguns desses serviços dependem de agendamento, consulte-nos.

Não se esqueça de sempre estar atento com seu animal de estimação, e qualquer sintoma diferente,comportamento, sempre é bom leva-lo a um veterinário para uma avaliação, isso sempre evitará que o animal tenha doenças avançadas e confirme que ele está bem, garantindo sua saúde sempre em dia."

Entre em contato para maiores informações

Fechar Menu