Como Deixar o Seu gato Mais Manso

Ter um gato manso , pode ser um fato bastante interessante para tutores que desejam ter uma ótima convivência do pet com a família.

Os gatos devido a  natureza felina  podem na maioria das  vezes apresentar um  comportamento mais  retraído ou desconfiado, eles são bastante espertos e cautelosos e podem não abaixarem a guarda para determinadas pessoas .

Esse comportamento felino é uma variável comum da espécie , que acaba sendo bem diferente dos cães , que são mais abertos e menos seletivos com as pessoas.

Se você quer aprender a deixar o seu gato manso e entender um pouco mais sobre o comportamento felino , leia esse texto até o final

Muitos tutores  de primeira viagem ficam  desconfortáveis com esse tipo de situação , e acabam tirando conclusões antecipadas em relação ao comportamento felino. Mas a grande verdade , é que gatos podem apresentar  comportamento tranqüilo e amoroso se algumas atitudes forem tomadas.

Logicamente  que cada gato pode possuir um comportamento diferente , podendo ser  mais tranqüilos, agressivos e e outros comportamentos.

Muita das vezes , um gato pode apresentar comportamento mais agressivo e retraído , devido a seu histórico comportamental , isso geralmente acontece com gatos que são adotados com maior idade ou que vem sendo tratados de forma inadequada.

Observar o comportamento do animal de perto , pode ser uma ótima alternativa para solucionar o problema

Primeiramente é muito importante buscar variáveis no ambiente , que deixam o animal mais desconfortável e agressivo.O ato da observação é muito importante para entender melhor sobre a personalidade do seu animal e também identificar fatores externos que causam estresse em seu bichano.

  • Gatos em determinadas situações , podem sentir medo e ter uma reação agressiva.Podendo causar transtornos para membros da família ou até mesmo outros pets;
  • Em alguns momentos de medo, o animal também pode se esconder ou fugir;
  • Existem outras situações específicas que o gato pode ficar agressivo, no decorrer da situação tente encontrar o motivo pelo tal comportamento.

Algumas dicas valiosas para deixar o seu gato mais manso

Como falamos anteriormente é muito importante identificar determinados tipos de situações, que fazem o seu gato ter comportamento desnecessários. Existem também algumas dicas que podem fazer a diferença na hora de melhorar o comportamento do seu gatinho.

  1. Evite punir o seu gato com broncas ou outro tipos de punições , quando o animal faz algo que não te agrade;
  2. As recompensas são uma ótima opção para reconhecer comportamentos adequados. Pode ser usado petiscos próprios para gatos.
  3. Procure usar um tom de voz suave e calmo quando for dar algum tipo de ordem para o animal.
  4. Procure não forçar aproximação , como ficar pegando o gato no colo em vários momentos, deixe o animal procurar por afeto e carinho. Os gatos gostam de ter esses tipos de atitudes no seu próprio tempo.
  5. Enriquecer o ambiente com acessórios para gatos , também pode ser uma ótima alternativa para o animal se sentir mais feliz : arranhadores , prateleiras e escadas na parede.
  6. Deixe sempre o bebedouro para hidratação , comida e caixa de areia sempre organizados e limpos.
  7. A castração dos animais , com indicação veterinária também pode ser uma ótima alternativa para deixar seu animal mais calmo.

Tem outras formas para deixar o meu gato mais manso?

Essas foram algumas dicas que podem fazer a diferença na hora de melhorar o comportamento do seu gato.

Caso o seu gato apresente comportamento agressivo e anormal e nada resolva, o ideal é procurar um profissional veterinário para uma melhor avaliação.

Alguns animais podem apresentar distúrbios neurológicos ou até mesmo comportamentais mais graves. A medicina comportamental pode ser uma ótima alternativa para quem quer educar o seu gato da maneira correta e com ajuda especializada.

Esteja sempre atento aos sintomas e comunique imediatamente a um veterinário de estimação

Alguns serviços dependem de agendamento, consulte-nos.

Não se esqueça de sempre estar atento com seu animal de estimação, e qualquer sintoma diferente,comportamento, sempre é bom leva-lo a um veterinário para uma avaliação, isso sempre evitará que o animal tenha doenças avançadas e confirme que ele está bem, garantindo sua saúde sempre em dia.

Não há comentários ainda.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.