Gato Siamês , Tire Todas as Dúvidas

O gato siamês tem sua origem na Tailândia, considerada a primeira raça do oriente. Segundo muitos pesquisadores a raça apresenta uma herança real vinda do século  XIV.

Essa raça pode ser considerada bem rara, porém vale a pena destacar, que existem diversos gatos que apresentam várias características bem parecidas como os legítimos siameses.

Os gatos siameses são de fato  gatos bem leais aos seus donos  e apresentam ótima interação com humanos . Gostam de se  divertir, são bastante  ligados  aos seus amigos humanos e fazem de tudo para estar presentes em suas atividades diárias.

Um fato bastante interessante , é que os gatos siameses se dão muito bem com crianças , e também se adaptam facilmente com outros animais de estimação. Esses gatinhos adoram atenção, portando vivem se esfregando em humanos e miando para chamar a atenção .

A pelagem dessa raça é considerada curta e fina, apresentando cores como creme preto, bege,  branco ou chocolate . A raça pode apresentar as extremidades do corpo mais marcadas, a parte principal do corpo se apresenta de forma mais clara.

O peso comum de um gato siamês adulto é entre 3kg e 6kg, com a altura média de 20cm. Eles atingem a pelagem definitiva entre os 5 e 8 meses de idade

Algumas características do gato siamês

Temperamento imprevisível

O gato siamês apresenta um temperamento bastante misterioso e imprevisível, podendo passar por períodos de mais agitação e outros mais calmos. Assim como outros gatos , essa raça necessita de socialização com humanos e outras espécies para ser ótimas companhias.

Apesar se ser imprevisível, o gato siamês é considerado uma raça muito dócil, sociável e brincalhão, basta o animal ter interação constante com humanos e outros humanos.

Possui uma grande beleza

Como falado anteriormente o gato siamês apresenta variedades consideráveis de cores que são consideradas diferenciadas em relação a outras raças de gatos. Além disso, a raça apresenta uma estrutura muscular muito bem desenhada, dando ao gato uma aparência atlética.

Os seus lindos olhos azuis, contribuem para que o gato tenha um olhar forte e marcante.Ao redor dos seus olhos é possível observar uma mascara desenhada com tons mais escuros.

Usa o som para se comunicar com freqüência

O gato siamês é considerado um gato que usa o som como seu maior aliado para a comunicação. Se ele não tiver satisfeito com alguma situação , estiver com fome ou até mesmo feliz , certamente ele vai demonstrar isso miando.

A castração é muito procurada para os gatos siameses

As gatas da raça chegam a puberdade ante outras raças de gato, gerando uma mudança drástica de comportamento rapidamente. A castração pode ser indicada  para evitar ninhadas indesejadas e também para prevenir comportamento indesejado.

Veja também : Conheça mais sobre a castração de gatas

A castração de machos pode ser uma ótima alternativa , para que os gatos machos evitem explorar lugares diferentes , passando maior parte do seu tempo em casa .

Veja também : Castração de gatos machos, conheça o procedimento

Uma raça considerada bastante inteligente

O gato siamês sem dúvidas é considerado um animal muito inteligente , algo muito comum é ver o animal procurando explorar coisas novas , em especial novos ambientes e brinquedos para se divertirem. Por serem comunicativos e companheiros, são considerados gatos obedientes entre os humanos.

O gato siamês precisa de uma atenção especial para a saúde

Na maioria das vezes , os gatos siameses são saudáveis, atléticos e  bem ativos. Porém , os siameses podem sofrer por  problemas genéticos que podem influenciar na saúde geral do gato . Os gatos dessa raça podem apresentar boa longevidade , variando de 15 a 20 anos.

São algumas doenças comuns no gato siamês:

  • Asma;
  • Doença brônquica;
  • Doenças  cardíacas , como a estenose aórtica;
  • Obstrução nasal;
  • Cálculos

A amiloidose é uma doença que necessita de muita atenção nessa raça, ela é provocada pelo acúmulo de proteínas em alguns tecidos do corpo, em especial o fígado e rins.

Apesar da raça apresentar alguns problemas em comum de saúde , não se preocupe . Basta manter um acompanhamento veterinário de qualidade , que seu gatinho de estimação estará sempre saudável .

Procure uma clínica veterinária de sua confiança e agende uma consulta, e mantenha o seu animal nas mãos de um médico veterinário competente.

Esteja sempre atento aos sintomas e comunique imediatamente a um veterinário de estimação

Alguns serviços dependem de agendamento, consulte-nos.

Não se esqueça de sempre estar atento com seu animal de estimação, e qualquer sintoma diferente,comportamento, sempre é bom leva-lo a um veterinário para uma avaliação, isso sempre evitará que o animal tenha doenças avançadas e confirme que ele está bem, garantindo sua saúde sempre em dia.

Não há comentários ainda.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.