Intoxicação de Cães e Gatos Veneno de Rato

A intoxicação de cães e gatos com veneno de rato  é uma situação bastante perigosa para a saúde dos animais. Porém algumas atitudes podem fazer a diferença na hora de salvar o animal de estimação.

Os roedores estão cada vez mais frequentes em diversos tipos de situações e ambientes. Devido a esse fato , os venenos de rato estão cada vez mais sendo usados para acabar com esse tipo de problema.

O cães e gatos hoje em dia estão cada vez mais comuns nas famílias brasileiras ,e muita das vezes incomodam pessoas erradas, podendo se tornarem  vítimas de venenos de rato.

Infelizmente ainda existem pessoas que usam o veneno de rato de forma criminosa ,para levar cães e gatos a óbito.

Alguns donos de animais , também podem fazer o uso dos venenos de rato para controlar a praga de roedores em sua residência. Nesse tipo de caso , o animal pode ingerir o veneno acidentalmente e ir  a óbito.

Pensando nesse fato resolvemos criar esse artigo com algumas dicas importantes, caso o seu animalzinho de estimação venha ingerir venenos de rato ( Dicumarínicos).

Lembrando esse composto químico  tem entre as suas principais ações,  a criação de  uma deficiência na síntese de Vitamina K, que resulta em uma alteração drástica na coagulação sanguínea.

São consideradas algumas alterações importante após o animal ingerir venenos de rato:

  • Alteração no ritmo cardíaco;
  • Alteração respiratória;
  • Apatia;
  • Problema na coordenação motora;
  • Fraqueza geral;
  • Sangue na urina ou nas fezes;
  • Vômito apresentando sangramento ou não.

Esses tipos de sintomas são o mais comuns na intoxicação por venenos de ratos, porém podem existir casos extremos de hemorragias em diversas partes do corpo.

Os sangramentos podem ocorrer logo após alguns dias após o contato com a substância tóxica, podem ser feitos exames laboratoriais para a identificação da deficiência de coagulação do cão ou gato.

O dono do animal pode notar alguns sinais da intoxicação por  dicumarínico e encaminhar o animal diretamente para um hospital veterinário ou clínica veterinária de confiança.

O que fazer quando meu animal de estimação for intoxicado com venenos de rato:

  1. Não entre em desespero, o seu animal de estimação pode ser salvo após a ingestão por dicumarínico. Observe os principais sintomas que o animal apresenta para poder relatar ao médico veterinário.
  2. Faça a retirada imediata do seu animal de estimação do local com a substância química.
  3.  Após a intoxicação encaminhe diretamente o animal para o atendimento veterinário mais próximo.
  4.  Se o animal apresentar sangramentos ,você pode fazer uma compressão local para evitar que o animal não perca muito sangue.
  5.  Faça a limpeza necessária no ambiente para evitar futuras complicações .

Como efeito o tratamento da intoxicação por venenos de ratos

Primeiramente o médico veterinário investigar  sobre o ocorrido, verificando os principais sinais e sintomas apresentados pelo animal, fazendo solicitação de exames laboratoriais e prescrição dos medicamentos necessários.

  • O carvão ativado pode ser utilizado para evitar a absorção do agente tóxico pelo organismo
  • A administração de Vitamina  K é de total importância para estimular o organismo a fazer o processo de coagulação da maneira fisiologicamente correta.

Esteja sempre atento aos sintomas e comunique imediatamente a um veterinário de estimação

Alguns serviços dependem de agendamento, consulte-nos.

Não se esqueça de sempre estar atento com seu animal de estimação, e qualquer sintoma diferente,comportamento, sempre é bom leva-lo a um veterinário para uma avaliação, isso sempre evitará que o animal tenha doenças avançadas e confirme que ele está bem, garantindo sua saúde sempre em dia.

Não há comentários ainda.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.