Clínica Veterinária 24 horas em São Paulo

Ortopedia Veterinária

Ortopedia Veterinária em Cães e Gatos

Muitas dúvidas existem à cerca da ortopedia voltada para a saúde dos animais.

A maioria dos donos tem em mente, apenas animais acidentados com fissuras ou fraturados que levarão essa especialidade – a realidade é muito mais abrangente.

A Ortopedia Veterinária estuda, diagnóstica e trata casos de traumatologias (como fraturas e luxações) e doenças ligadas aos ossos, músculos, articulações e ligamentos dos nossos companheiros.

Com o avanço da medicina veterinária, cada vez mais terapias e opções para trazer mais qualidade ao seu pet, vem surgindo.

Nós do Hospital Veterinário Saúde, temos uma equipe muito qualificada, com equipamentos
modernos e o melhor atendimento.

Temos acupuntura e fisioterapia para te atender com eficiência.

Conheça as doenças relacionadas aos ossos e articulações

Assim como em humanos, os nossos animais podem apresentar doenças ósseas similares.

A artrose é uma delas e pode ocorrer em várias espécies de animais. Essa doença degenerativa, é caracterizada pelo desgaste das cartilagens que protegem as articulações dos ossos como joelhos, coluna, cotovelos entre outros.

Apesar de não ter cura por hora e os estudos com células-troncos ainda estarem avançando para um caminho interessante, o médico veterinário ortopedista pode indicar um tratamento para desacelerar esta patologia, diminuir a dor do nosso companheiro e ofertar mais qualidade de vida.

  • Displasia Coxofemoral: Doença caracterizada pela degeneração da articulação da bacia com a cabeça do fêmur, atinge até mesmo coelhos, trazendo complicações na mobilidade do animal, dificultando caminhada, pulo e corrida. Atinge animais de pequeno a grande porte.
  • Displasia de cotovelo: É caracterizada por má formação dos componentes ósseos da articulação dos cotovelos, trazendo um desnivelamento entre rádio e ulna ou troclear mal formada. Os tratamentos em animais ainda muito jovens, costumam trazer melhores resultados. Animais com mais de 4 anos passam por fisioterapia para estabilizar os sintomas.
  • Ruptura do Ligamento Cruzado: Costuma ocorrer por uma ruptura crônica por fadiga progressiva das estruturas do joelho. É uma patologia muito estudada no meio da ortopedia veterinária.
  • Necrose Asséptica da Cabeça do Fêmur: Costuma ocorrer em maior frequência em cães de porte pequeno e um dos sintomas é a atrofia muscular, encurtamento do membro dolorido e dor ao movimento passivo da articulação do quadril. Os melhores tratamentos envolve cirurgia e fisioterapia, melhorando bastante na saúde do seu pet.
  • Síndrome do Cão Nadador: Doença que dificulta filhotes ao andar, já é possível notar essa patologia com 2 a 3 semanas de vida, nessa síndrome, o pet dificilmente consegue ficar de pé e o diagnóstico rápido, associados com fisioterapia, costumam ter efeitos muito legais.

Observando os primeiros sintomas que seu pet precisa de um ortopedista

Se for um filhote com dificuldade de manter-se em pé, mostrar alguma deformidade nas patas, mancar ou mostrar-se menos saltitante e mais letárgico, é um sinal. Em animais adultos os sintomas são parecidos.

Animais que passam muito tempo deitados, mancam quando andam, tem debilitação ao caminhar, correr ou pular, deve-se procurar com urgência um veterinário ortopedista, para que possa devolver a qualidade de vida ou melhorar.

"Alguns desses serviços dependem de agendamento, consulte-nos.

Não se esqueça de sempre estar atento com seu animal de estimação, e qualquer sintoma diferente,comportamento, sempre é bom leva-lo a um veterinário para uma avaliação, isso sempre evitará que o animal tenha doenças avançadas e confirme que ele está bem, garantindo sua saúde sempre em dia."

Entre em contato para maiores informações

Fechar Menu