Conheça a paralisia do carrapato em cães

A paralisia do carrapato é uma doença que pode acometer o estado de saúde do seu animal , existem alguns sintomas que podem ser detectados e algumas atitudes que podem ajudar a prevenir a doença.

Cães que apresentam paralisia do carrapato, podem trazer um grande susto para os familiares, mas com apoio de profissionais especializados, pode ser revertida com eficiência.

O carrapato se trata de um parasita muito comum na vida do animal de estimação, mas infelizmente  muitos donos  de cães , não sabem o impacto que o mesmo pode trazer na saúde de seu pet. As doenças causadas pelo carrapato, estão cada vez mais comuns entre  os cães e outros animais de estimação.

No decorrer desse artigo, você vai aprender um pouco mais sobre o impacto desses parasitas na saúde de seu cão, destacando a patologia paralisia do carrapato.

Como acontece a transmissão da paralisia do carrapato?

Muitas  pessoas ainda não sabem sobre a conhecida paralisia do carrapato, que se trata de uma doença que acomete a capacidade cognitiva e motora do animal de estimação.A doença é causada por um tipo de toxina que se encontra na saliva das fêmeas de algumas espécies de carrapatos.

 

A paralisia  do carrapato tem o poder de afetar de forma letal o sistema nervoso do cão, que podem levar a conseqüências extremas para a saúde do animal.

Onde são encontrados  focos carrapatos ?

Parques onde frequentam outros animais 

Os carrapatos podem ser encontrados em diversos lugares onde o seu animal frequenta, os parques por exemplo onde frequentam outros cães, é um dos lugares favoritos para esse tipo de parasita.Nos parques os carrapatos adoram ficar escondidos debaixo das gramas e folhagens.

A própria casa do animal

Os carrapatos podem ser transportados em roupas , sapados e bolsas para a casa onde o animal vive. Ter cuidado com objetos que ficaram exposto a fontes externas de transmissão é muito importante e manter o ambiente limpo.

O quintal da casa 

Assim como nos parques os quintais, na maioria da vezes apresentam gramas e folhagens, onde são os ambientes favoritos para esses tipos de animais.

Pensando em detectar os primeiros sintomas da doença, separamos alguns sinais  que podem ser detectados pelos donos de cães.

Encaminhar o seu cão de estimação para um médico veterinário de sua confiança é o primeiro passo para evitar complicações da doença.Vale destacar, que os sintomas da doença podem ir se agravando de acordo com a evolução dos estágios patológicos.

São alguns sinais e sintomas que são observados nos animais que apresentam a doença:

  • Dificuldade para se alimentar
  • Salivação fora do normal
  • Alteração nas pupilas
  • Vômitos
  • Perda parcial ou completa dos movimentos
  • Perda parcial  ou total dos reflexos
  • Fraqueza dos membros

Como o veterinário cuida do meu cão com paralisia do carrapato?

Em primeiro momento, é muito importante que os carrapatos sejam removidos do animal, para que os agravos da toxina não continuem causando efeito nocivo.

Em um Hospital veterinário ou Clínica Veterinária de qualidade, esse procedimento pode ser realizado com total eficiência e tranqüilidade.

Em quadros mais leves da paralisia do carrapato, a retirada dos parasitas já traz grande resultado na evolução do paciente. Aos poucos, o animal  vai deixando de mostrar o sintomas da doença.

Em estágios mais avançados da doença,o cão pode  apresentar  quadro um de paralisia respiratória.O animal de estimação deve passar internação veterinária para receber ventilação mecânica e uma série de medicamentos para a sua recuperação completa.

Como pode ser feita a prevenção da paralisia do carrapato?

O grande problema é que os carrapatos , como falado anteriormente, estão presentes em diversos tipos de ambientes, inclusive onde o cachorro passa a maior parte do seu tempo.

Manter o ambiente limpo  e tomar cuidados com objetos  pessoais , é uma solução que pode ajudar bastante contra a infestação desse tipo de parasita.

Também em caso de problemas com o parasita, é possível fazer o uso de sabonetes e loções  específicos para a saúde do animal, evitando agravos maiores.

Esteja sempre atento aos sintomas e comunique imediatamente a um veterinário de estimação

Alguns serviços dependem de agendamento, consulte-nos.

Não se esqueça de sempre estar atento com seu animal de estimação, e qualquer sintoma diferente,comportamento, sempre é bom leva-lo a um veterinário para uma avaliação, isso sempre evitará que o animal tenha doenças avançadas e confirme que ele está bem, garantindo sua saúde sempre em dia.

Não há comentários ainda.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.