Parvovirose Canina , uma conhecida doença viral

A Parvovirose canina é uma doença extremamente letal , que causa morte com facilidade a cães de todas as raças.

Hoje em dia, certamente você já ouviu falar sobre a doença  Parvovirose Canina,  uma patologia muito conhecida  que pode ter bastante impacto na saúde de nossos cães. A doença pode  causar diarreia com presença de sangue, e outros sintomas notáveis, que são bem parecidos com outras doenças.

A Parvovirose canina foi descoberta nos Estados Unidos no ano de  1978,  espalhando rapidamente por todo o mundo e continua com grande poder de infecção  levando  a morte de vários cães .

Parvovirose Canina

Para acabar de vez com as dúvidas em relação a essa doença, criamos esse artigo de forma bem objetiva e direta. Conhecer mais sobre as patologias que podem acometer o seu animal de estimação , pode ser muito importante para a interação direta com o profissional médico veterinário de sua confiança.

A Parvovirose canina também conhecida como parvo, se trata de uma doença com total potencial de risco para o animal de estimação , causada por um vírus bem letal .

A doença pode ocorrer  com mais facilidade em cães filhotes ,  por apresentarem mais fragilidade que os adultos. Quando a doença se instala em cães com menos de 6 meses de idade que apresenta doenças parasitárias, ainda pode ser mais letal, devido a baixa imunidade do animal.

São inúmeros os relatos que encontramos, de donos de cães que relatam o estado totalmente debilitado do seu animal, seguida de morte rápida  do mesmo.

Como ocorre  a transmissão da Parvovirose ?

A Parvovirose  Canina é transmitida pela rota fecal-oral, através das fezes de cães infectados.Portanto, cães doentes podem compartilhar o mesmo ambiente de cães saudáveis desde que não tenham contato físico entre si.

Quais são os principais sintomas observados nos animais doentes ?

O dono de um cão, sem dúvidas pode ser muito importante para ajudar o profissional médico veterinário a detectar diversos tipos de patologias.

Alguns sintomas podem ser observados em um animal infectado pela Parvovirose:

  • Diarreia com fezes líquidas, sangue  e um odor fétido característico
  • Vômitos
  • Febre alta a até 41 °C.
  • Gastroenterite
  • Prostração
  • Desidratação
  • Perda de apetite
  • E outros

Mesmo o vírus ficando incubado por um tempo , quando os sinais e sintomas da doença começam a se manisfestar, pode ser de forma altamente agressiva,e pode levar a morto do cão rapidamente.

Com o atendimento em um hospital veterinário ou clínica veterinária, pode certamente salvar a vida do cão ao se manifestar os primeiros sintomas da doença.

Assim como várias doenças virais, a doença apresenta fases específicas ,após o contato do vírus com o animal de estimação.

Essas fases podem ser divididas em:

  1. Infecção pelo vírus
  2. Fase virêmica
  3. Fase clínica
  4. Fase de recuperação

Como é feito tratamento do Parvovirose ?

Após encaminhar o seu cão para um profissional de sua confiança, o tratamento será feito com o objetivo de agir diretamente no agente viral  e também focado em diminuir os sintomas causados pela doença.A administração de medicamentos será feito de acordo com a fase apresentada da doença.

Para diminuir os sintomas do animal , a reposição de eletrólitos é uma estratégia primordial a ser adotada e também a  administração de medicamentos  para diminuir os sintomas mais desconfortáveis dessa doença.

Uma atitude muito importante, seria o isolamento do animal para evitar a propagação do vírus em outros animais.

A recuperação do cão pode  variar de acordo com o sistema imunológico do mesmo, podendo ser necessário um período de internação veterinária para o tratamento se completo com sucesso.

Como prevenir de vez a Parvoviose em meu cãozinho ?

A vacina contra a doença é a única maneira eficiente para a prevenção da doença, portanto leve seu cão a partir dos 30 dias de vida para ser imunizado.

A Parvovirose Canina pode atingir o dono do animal ?

A  Parvovirose não costuma ter potencial patológico para  atingir o organismo  humano,porém podem existir casos que acontece a combinação com outros vírus.Mesmo assim a doença não consegue debilitar o organismo humano, se limitando em apenas sintomas semelhantes a uma gripe.

Alguns desses serviços dependem de agendamento, consulte-nos.

Não se esqueça de sempre estar atento com seu animal de estimação, e qualquer sintoma diferente,comportamento, sempre é bom leva-lo a um veterinário para uma avaliação, isso sempre evitará que o animal tenha doenças avançadas e confirme que ele está bem, garantindo sua saúde sempre em dia.

Não há comentários ainda.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.