Picadas de insetos em cães e gatos

As picadas de insetos em cães e gatos pode ser um tipo de problema comum na vida dos animais de estimação. Porém é muito importante ficar atento esse tipo de situação.

Assim como nos humanos , os insetos também incomodam os animais de estimação. Além disso é muito comum, se deparar com cães e gatos brincando ou tentando pegar diversos tipos de insetos.

Apesar de insetos apresentarem aparência totalmente inofensiva, sem dúvidas , podem causar danos a saúde do animal. Abelhas e formigas por exemplo, podem causar reações alérgicas graves nos animais , podendo colocar  a vida do animal em risco.

Em alguns casos, o animal de estimação deve ser encaminhado rapidamente para um hospital veterinário ou clínica veterinária para evitar complicações.

Como acontece a reação alérgica após picada de insetos ?

O insetos apresentam substâncias venenosas,  que após introduzidas na corrente sanguínea do animal, podem causar severa reação alérgica . È importante lembrar , que alguns animais apresentam mais sensibilidade que outros .

Poucas picadas ou veneno , podem causar grande efeito alérgico em determinados animais.

Alguns sintomas clínicos que podem ser observados após picadas de inseto

Algo importante a lembrar, é que existem diversos tipos de variáveis que determinam o quadro clínico de picadas de insetos no animal de estimação.

A intensidade do veneno, quantidade de picadas , e sensibilidade do animal , são fatores que certamente irão determinar o quadro clínico do animal.

Em caso mais leves de picadas, podemos observar os seguintes sintomas e quadros clínicos:

  • Edema local;
  • Coceira;
  • Dor;
  • Vermelhidão.

Em casos mais graves de picadas, podemos observar os seguintes sintomas e quadros clínicos:

  • Edema na face;
  • Edema local;
  • Dificuldade respiratória;
  • Aumento dos batimentos cardíacos ;
  • Queda de pressão arterial;
  • Hepatite;
  • Edema pulmonar
  • Convulsão
  • Desmaio
  • Morte súbita
  • Dor local  .

Independente dos sintomas e forma que seu animal foi picado por insetos, é muito importante encaminhar o pet para uma avaliação do médico veterinário para evitar sérias complicações.

Algumas dicas e cuidados que devem ser tomados após picadas de insetos em cães e gatos

  1. Em caso de picada de abelhas nunca faça a retirada do ferrão, evitando maior contaminação pelo veneno. O ferrão deve ser retirado em um hospital veterinário com os materiais adequados.
  2. Mantenha sempre pescoço do animal reto para facilitar a ventilação
  3. Não deixe o quadro evoluir , leve seu animal de estimação diretamente para um hospital veterinário e clínica veterinária . As reações alérgicas podem ser severas e acometer a saúde do animal rapidamente.
  4. Tenha sempre o contato de um médico veterinário de confiança. Faça contato para receber outras orientações nos primeiros minutos após a picada, até que o animal seja encaminhado para atendimento.
  5. Caso o seu animal passe por internação veterinária, siga as orientações do médico veterinário após a alta. Em alguns casos, mesmo ganhando alta o animal pode apresentar sintomas alérgicos em casa.

Esteja sempre atento a saúde do seu animal de estimação, procure sempre procurar o médico veterinário em caso de alguma alteração. Marcar consultas de rotina, pode ser um hábito bastante efetivo para evitar diversos tipos de problemas

Esteja sempre atento aos sintomas e comunique imediatamente a um veterinário de estimação

Alguns serviços dependem de agendamento, consulte-nos.

Não se esqueça de sempre estar atento com seu animal de estimação, e qualquer sintoma diferente,comportamento, sempre é bom leva-lo a um veterinário para uma avaliação, isso sempre evitará que o animal tenha doenças avançadas e confirme que ele está bem, garantindo sua saúde sempre em dia.

Não há comentários ainda.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.