Hematúria- Sangue na urina em cães e gatos

O sangue na urina  em cães e gatos, é um problema muito comum que acomete diversos animais.

Muitos donos de cães  e gatos , certamente podem ficar assustados ao perceberem que o seu animalzinho de estimação esta apresentando sangue na urina.

Esse tipo de situação, certamente merece bastante atenção, pois pode indicar diversos tipos de problemas para a saúde do animal de estimação. Encaminhar o animal para um médico veterinário é a melhor atitude a ser tomada.

Também conhecida como a hematúria , a presença de sangue na urina de seu cão ou gato , pode esta ligada a fatores simples e também mais sérios.

Para donos de cães e gatos ficarem por dentro do assunto, resolvemos criar esse artigo, mostrando todas a informações necessárias.Tenha sempre a seu alcance o contato de um hospital veterinário , ou clinica veterinária de sua confiança.

Situações clínicas que podem esta causando hematúria no seu animal de estimação

Como falado anteriormente,  a hematúria pode ser sinal que algo não vai bem com seu cão ou gato. Existem alguns tipos de quadros que podem trazer esse tipo de sinal clínico que merece total atenção.

Ingestão de substâncias tóxicas

Algumas substâncias tóxicas , podem causar diversos tipos de complicações a seu animal de estimação, inclusive sangue  na urina . Esse tipo de problema pode causar complicações irreversíveis , levanto até o óbito do animal. Esteja sempre atento quanto ao armazenamento de produtos químicos para evitar esse tipo de problema.

Alguns tipos de Parasitas

Alguns tipos de parasitas como o  dioctiophyme renalle, se aloja no trato renal do animal, causando sangramento na urina.

Acidentes

Alguns acidentes como quedas e atropelamento, sem dúvidas podem causar danos aos órgãos internos do animal. A hematúria é muito comum nesse tipo de situação, procure imediatamente um médico veterinário de sua confiança para a avaliação do animal de estimação.

Cistites

Assim como nos humanos, as cistites são bem comuns em cães e gatos, podendo ser inflamatória ou de origem infecciosas.

Cálculos urinários

Os cálculos urinários  ou pedras nos rins , também podem acometer a saúde de cães e gatos.Esse tipo de problema pode trazer desconforto e dor para o animal de estimação e além disso hematúria.

São alguns sinais que podem surgir juntamente com a hematúria

Apesar da hematúria  ser um sinal muito importante a ser observado por donos de cães e gatos,é muito importante ficar atento a outros tipos de sinais.

Sinais importantes que devem ser observados:

  • Animal apresenta dor ou dificuldade para urinar;
  • Muito esforço para sair pouca quantidade de urina;
  • Incômodo na região das genitálias;
  • O animal lambe a região das genitálias.

Qual a conduta do médico veterinário nesse tipo de problema ?

O médico veterinário é o único profissional que pode intervir nesse tipo de situação clínica. Primeiramente o animal passará por uma avaliação inicial através do seu histórico e exames complementares.

Após o diagnóstico preciso, o médico veterinário vai fazer todas as ações necessárias para a promoção da saúde do animal, como por exemplo , prescrição de medicamentos.

Esteja sempre atento a saúde do seu animal de estimação, procure sempre procurar o médico veterinário em caso de alguma alteração. Marcar consultas de rotina, pode ser um hábito bastante efetivo para evitar diversos tipos de problemas

Esteja sempre atento aos sintomas e comunique imediatamente a um veterinário de estimação

Alguns serviços dependem de agendamento, consulte-nos.

Não se esqueça de sempre estar atento com seu animal de estimação, e qualquer sintoma diferente,comportamento, sempre é bom leva-lo a um veterinário para uma avaliação, isso sempre evitará que o animal tenha doenças avançadas e confirme que ele está bem, garantindo sua saúde sempre em dia.

Não há comentários ainda.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.