Dermatologia

dermatologista veterinário

Dermatologia veterinária

Em nosso Hospital Veterinário você pode agendar agora mesmo uma consulta em dermatologia veterinária para o seu animal de estimação.

Assim como os humanos, o seu animal de estimação, também pode sofrer com diversos tipos de alergias que acometem a pele.Na maioria das vezes, esses tipos de alergias não costumam ser detectadas pelo dono.

Quando detectadas, muita das vezes o proprietário no animal não sabe identificar a origem do problema.

Existem uma série de cuidados que podem ser tomados para manter a saúde dermatológica do seu animal de estimação.

Caso você notar alguma alteração na pele do animal ,se faz necessário uma consulta com um profissional especializado na área de dermatologia veterinária.

No hospital Veterinário Saúde, você encontra um atendimento totalmente especializado em dermatologia veterinária.

È muito importante manter seu animal com uma alimentação totalmente de qualidade, fazer a hidratação de forma correta e cuidar da saúde dos pelos e da pele.

Conheça mais sobre as Alergias  e outras  doenças dermatológica que afetam o seu animal de estimação.

As alergias podem diversas origens, que podem esta diretamente ligada a alimentação do animal, produtos químicos e até mesmo o ar.

Além das alergias existem outros tipos bem comuns de doenças dermatológicas que podem afetar o seu animal de estimação.

Alergia atopia

Esse tipo de alergia é causada por alérgenos como :ácaros, bolores ou pólen.Geralmente começa a  reação diretamente no sistema respiratório podendo apresentar sintomas dermatológicos em seguida.A coceira animal é muito comum, porém quando se torna um hábito totalmente constante, o dono do animal deve procurar um profissional para avaliação.

Alergias alimentares

Assim como nos humanos, os animais podem sofrer com alergias proveniente dos alimentos que consomem durante o dia. Hoje em dia,muitas rações contam com diversos tipos de produtos químicos.Por isso é muito importante saber selecionar uma ração de qualidade, especialmente indicada pelo médico veterinário.Outra coisa muito comum também, é o proprietário do animal de estimação, oferecer  comida para humanos para seu cão o gato.Além de afetar em um contexto geral a saúde do seu PET, certamente esse tipo de alimento também pode causar alergias cutâneas.

Alergias respiratórias por produtos químicos

Outro fato muito comum, é um animal de estimação apresentar reações no aparelho respiratório e também cutânea, após a limpeza do ambiente que o mesmo vive. Produtos de limpeza e aromatizantes podem ser de total relevância para causar reações alérgicas nos animais em um lar.

Dermatite Alérgica por picada de Ectoparasitas (DAPE)

Este problema alérgico é causado por picadas de ectoparasitas, como pulgas e carrapatos.Após o momento que o inseto pica a pele do animal, as reações alérgicas já ocorrem através de coceiras,vermelhidão, feridas aberta e queda de pelos.

Todo esse processo pode vir a evoluir para um tipo de infecção mais séria, por isso é muito importante encaminhar o seu animal diretamente para um atendimento veterinário de qualidade.

Alopecia

Está doença dermatológica é causada quando há falta de pelos em certas partes do corpo do animal, muitas vezes seus sintomas são distúrbios dermatológicos ou sistêmicos. A queda dos pelos animais é normal e natural, mas em certos casos quando a queda ocorre com freqüência e em grande quantidade, é melhor dar uma olhada mais cautelosa no pet.

Esporotricose

A doença dermatológica de esporotricose é comum aparecerem em cães e gatos que tem muito acesso à rua, pois ela se caracteriza por contaminação com o fungo Sporothrix schenckii, essa contaminação acontece principalmente por meio de arranhões e mordidas de um animal para outro. Muitos dos animais de rua estão contaminados e quando ocorre este contato com o seu animal a contaminação acaba afetando o seu cão ou gato.È muito importante esta sempre verificando o seu animal logo após o mesmo voltar de um passeio na rua.Caso aconteça algum tipo de ferimento, se faz necessário a higienização  do local como precaução.

Sarnas

Uma dermatite bem comum em animais é a sarna, principalmente quando muitos animais convivem juntos ou têm o contato com animais de fora com grande frequência. As sarnas são divididas em dois tipos –

1° Escabiose: do tipo mais clássica e transmissível entre animais e também é uma zoonose (que podem ser transmitidas também para humanos) –

2° Demodidiciose: do tipo que é transmitida na hora do nascimento de mãe para filho.

Ambos tipos de sarnas podem causar lesões na pele do animal, por isso a importância do cão ou gato passar por um tratamento dermatológico.

Lembrando que este problema não a cura, e sim um tratamento realizado continuamente para ter o controle da doença e evitar que a mesma se agrave.

Tratamentos dermatológicos

Após identificar o tipo de alergia apresentado, o profissional médico veterinário, poderá fazer a prescrição de medicamentos, sabonetes e diversos outros tipos de produtos próprios para os tratamentos dermatológicos

 

Alguns desses serviços dependem de agendamento, consulte-nos.

Não se esqueça de sempre estar atento com seu animal de estimação, e qualquer sintoma diferente,comportamento, sempre é bom leva-lo a um veterinário para uma avaliação, isso sempre evitará que o animal tenha doenças avançadas e confirme que ele está bem, garantindo sua saúde sempre em dia.

 

Entre em contato para maiores informações