Hematologia

Hematologia Veterinária

No Hospital Veterinário Saúde, o seu animal de estimação vai contar com os melhores serviços em Hematologia Veterinária

Hematologia é a área da medicina veterinária que estuda as doenças do sangue que acometem os animais.

O estudo sanguíneo tem função de obter um maiores informações  de doenças que tem origem nas células sanguíneas, focando totalmente os seus estudos  em frações sangüíneas como o glóbulo vermelho (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas.

Além de estudar as porções sanguíneas, a hematologia também estuda as principais fontes que são responsáveis pela produção das células sanguíneas, como por exemplo, o linfonodo, baço e medula óssea.

A hematologia veterinária é bem relevante, pois com as investigações necessárias,  podem  ser feitos diagnósticos de forma rápida e objetiva . Se uma patologia é diagnosticada rapidamente, as chances de um tratamento bem efetivo, sem dúvidas é muito maior .

Como são feitos os diagnósticos ?

O Hemograma conta com uma grande relevância na Hematologia Veterinária, podendo ser importante para detectar diversas patologias para o tratamento necessário.

Através de uma análise mais profunda é possível investigar o problema dentro de sua origem, como por exemplo, patologias que afetam a medula óssea.

Como são feito os procedimentos hematológicos no Hospital Veterinário Saúde ?

Na hematologia veterinária, o material  sanguíneo do animal deve ser colhido com toda cautela, os procedimentos devem ser realizados com agulha e seringas descartáveis.

Logo após o sangue ser colhido , o material deve ser encaminhado para tubos com ou sem coagulantes, em outros tipos de casos o sangue pode ser colhido por tubos que contam com vácuo para garantir a composição correta do material.

Para que as amostras de sangue coletadas tenham representatividade, é necessário que o sangue mantenha sua composição, para evitar que variáveis aconteçam e garantindo que os resultados dos estudos sejam exatos.

Fatores hematológicos que precisam de atenção na medicina veterinária:

  • Anemia Hemolítica autoimune
  • Hemofilia
  • Basset Hound Thrombopathia
  • Hemangiossarcoma
  • Hemobartonelose

Alguns desses serviços dependem de agendamento, consulte-nos.

Não se esqueça de sempre estar atento com seu animal de estimação, e qualquer sintoma diferente,comportamento, sempre é bom leva-lo a um veterinário para uma avaliação, isso sempre evitará que o animal tenha doenças avançadas e confirme que ele está bem, garantindo sua saúde sempre em dia.

Entre em contato para maiores informações