Surdez em cães , um problema bastante comum

Você tem dificuldade em interagir com o seu cão de estimação? Prestar em alguns comportamentos é algo muito importante para identificar deficiência auditiva.

A surdez em cães é um problema bastante comum em todo o mundo e , um fato que muitas pessoas não sabem , um cão com deficiência auditiva  tem total capacidade de aprender a viver em harmonia com seus donos no lar.

Um cachorro surdo, além de ter a capacidade de colocar a sua inteligência em prática  , tem total relação de afeto e carinho com  o seu dono, basta o dono ter um pouco de paciência para poder  ter uma interação efetiva com o animal.

A seguir separamos algumas informações bem importantes para entender melhor sobre esse tipo de patologia. Lembrando que é muito importante encaminhar o seu cão para um hospital veterinário ou clínica veterinária para melhor orientação.

Como eu sei se meu cão tem dificuldade aditiva ?

O animal  pode nascer  com o problema ou simplesmente desenvolve-la  durante a  vida.Existem vários tipos de fatores, a otite se trata de um fator bem conhecida por causar surdez em cães.

São alguns sintomas que podem identificar a surdez em cães:

  • Sono prolongado
  • Desconforto nas orelhas
  • Animal balançando com freqüência a cabeça
  • O cão late muito
  • Não responde aos estímulos verbais

A deficiência auditiva em cães pode ou não ser revertida, o importante é o animal ser avaliado por um médico veterinário para descobrir a verdadeira causa do problema para melhor intervenção profissional.

A raça dos cães podem influenciar diretamente na dificuldade auditiva

Muitos especialistas  mostram  que  raças de cachorros podem sim influenciar para a dificuldade auditiva  que outras raças , mas é muito importante  saber que  todas as raças cães podem adquirir a surdez. O fator genético pode sim facilitar a instalação do problema, mas isso não quer dizer que cães de determinadas raças certamente irão ficar surdos.

Confira as raças que apresentam mais facilidade em ter deficiência auditiva:

  • Akita
  • Boxer
  • Beagle
  • Dálmata
  •  Cocker Spaniel
  • Daschund
  • Jack Russell Terrier
  • Papillon
  •  Maltês
  • Poodle
  •  Pastor Alemão

Alguns estudos genéticos mostram que, cães albinos possuem DNA ligados a cegueira e surdez. O Dalmata é considerado um animal muito  afetado.

Quando for comprar o seu novo cão de estimação é muito importante ter em mente , que se caso o seu animal venha a ter  deficiência auditiva esse problema pode ter tratamento, e certamente existem serviços de adestramento para facilitar a vida do animal.

Comprar o seu cão em um canil confiável também é uma ótima alternativa para evitar diversos problemas futuros com a saúde do animal. Também é muito importante conhecer a linhagem genética do mesmo.

Algumas atitudes podem ser tomadas para uma melhor relação com o seu cão apresentando dificuldade auditiva. A seguir separamos algumas dicas que podem realmente fazer a diferença:

Seja sempre paciente o o seu animal de estimação

È muito importante saber que o seu cão necessita de muita paciência para poder se adaptar ao seu estado patológico, tentar ser paciente é muito importante no início da doença, para que o animal aprenda a se adaptar a sua nova condição e também não venha ficar inseguro.

Aprenda a se comunicar com o cachorro usando toques e gestos

Assim como os humanos, os cães desenvolvem outros sentidos quando perdem  audição, então é sempre importante buscar novos canais de comunicação

Identificar o seu animal na coleira é algo muito importante

Animais com deficiência auditiva podem se perder com mais facilidade, ainda mais no estágio inicial da doença. Identifique sempre seu animal na coleira.

Alguns serviços dependem de agendamento, consulte-nos.

Não se esqueça de sempre estar atento com seu animal de estimação, e qualquer sintoma diferente,comportamento, sempre é bom leva-lo a um veterinário para uma avaliação, isso sempre evitará que o animal tenha doenças avançadas e confirme que ele está bem, garantindo sua saúde sempre em dia.

 

 

Não há comentários ainda.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.