Uivo de Cães Conheça os Motivos

O uivo de cães pode ser um pouco assustador para muitos e algumas das vezes podem ser um  hábito preocupante para muitos tutores

Cães tem seus próprios hábitos,  e quem já conviveu diariamente com cães  sabe que o uivo é uma característica comum entre a espécie . Alguns cães podem uivar mais e outros menos , porém o importante é entender que esse tipo de atitude pode ter alguns significados bem peculiares.

Mas afinal, porque os cães uivam ?

Como falado anteriormente o uivo se trata de uma atitude comum da espécie, porém é importante entender que se trata de um tipo de comunicação que os cães usam para emitir estimulo sonoro para uma distância mais longa.

Uma teoria muito comum entre os populares seria que o cão uiva quando a lua se encontra cheia, porém existem motivos sólidos que influenciam essa atitude dos cães.

Conheça : Medicina comportamental 

Para acabar de vez com as dúvidas referente ao assunto , decidimos criar esse artigo para como esclarecimento do assunto ” uivo de cães ”

Conheça as raças que uivam com mais freqüência

Algumas raças  de cães  uivam  mais que outras , os cães uivam como uma forma de comunicação  própria :

  • Samoieda
  • Husky Siberiano
  • Malamute do Alaska

Algumas situações que fazem os cães uivarem

Cadelas no Cio

Muita das vezes o animal pode usar o seu uivo para fazer a comunicação com cadelas no cio , se trata de uma forma de chamar a atenção e mostrar ser um macho pronto para a reprodução .

Quando se sentem sozinhos

Quando os cães se sentem sozinhos o instinto do uivo seria uma tentativa para chamar a atenção de “companheiros de matilha”, se trata de um recurso biológico do animal .

Aliviar o tédio

Muita das vezes o cão pode se sentir um pouco estressado e ao mesmo tempo com tédio , seria uma forma de liberar energia desse tipo de situação.

Pode indicar excitação

Alguns cães podem uivar em situações excitantes , é muito comum ver cães em programa de TV , que uivam quando escutam determinadas músicas ou determinados tipos de brincadeiras.

Uivam para anunciar sua presença com outros cães

Um fato muito comum é se deparar com diversos cães uivando na vizinhança , certamente se trata de uma comunicação sonora para indicar a sua presença para outros cães. Esse tipo de situação pode ser uma quantidade enorme de latidos e uivos.

Importante prestar atenção na situação que gera uivo

Como falamos anteriormente o uivo de cães podem identificar diversos tipos de situações , portanto é muito importante prestar atenção do comportamento do seu animal para analisar se existe algum tipo de problema com o animal e ao mesmo tempo se no caso é apenas uma forma de comunicação positiva.

Esteja sempre atento aos sintomas e comunique imediatamente a um veterinário de estimação

Alguns serviços dependem de agendamento, consulte-nos.

Não se esqueça de sempre estar atento com seu animal de estimação, e qualquer sintoma diferente,comportamento, sempre é bom leva-lo a um veterinário para uma avaliação, isso sempre evitará que o animal tenha doenças avançadas e confirme que ele está bem, garantindo sua saúde sempre em dia.

Não há comentários ainda.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.