Unhas de gato – Aprenda a cuidar da forma correta

As unhas de gatos são estruturas que merecem um cuidado especial pelos donos de animais de estimação.

Todo mundo sabe que os gatos  são animais  que usam as garras com freqüência ,  a unha acaba sendo um instrumento totalmente importante para o desenvolvimento e saúde do animal .As unhas podem acabar danificando diversos tipos de objetos no lar e ambiente , além disso pode acabar machucando os donos mesmo que involuntariamente.

O ato de arranhar muita das vezes , pode ser confundido com agressividade, porém se trata de um hábito bastante comum. Com o passar do tempo as células das unhas acabam envelhecendo, então de forma natural ,  se torna  importante através do atrito, fazer a troca dessas células.

O uso das unhas servem como uma espécie de proteção da espécie, e além do mais, o seu uso torna uma ótima maneira de diminuir os níveis de estresse do bichano

Além da formação de capas envelhecidas , quando a unha cresce demais pode trazer desconforto e irritação ao animal , aumentando a quantidade de arranhões do ambiente.

Cuidar das garras do seu gato, sem dúvidas podem evitar transtornos no ambiente de convivência do animal.

Através  desse  artigo, você vai aprender  dicas para diminuir a quantidade de arranhões do seu gato , e também como cuidar das unhas de forma correta . Isso tudo vai contribuir  para que o animal  tenha uma vida sem aborrecimento em função de suas unhas.

Como cuidar das unhas do meu gato ?

Como falamos anteriormente, a unha dos gatos são de grande importância para a sobrevivência e outras funções da espécie, portanto é muito importante ter bastante cuidado na hora de realizar os cuidados necessários.

Assim como nos humanos, as unhas dos gatos estão em crescimento constante, sendo de grande relevância o dono identificar a hora certa de cortar as mesmas.

Atenção : Diferentemente das unhas humanas, as garras do felino são totalmente sensíveis expostas na pata , apresentando proximidade de vasos, ossos e nervos. Se essas estruturas forem lesionadas, certamente pode trazer grandes transtornos ao animal de estimação.

São alguns cuidados que devem ser tomados na hora de aparar as unhas do seu gato:

  1. Apenas a camada que contém queratina deve ser aparada ou cortada, todo cuidado é importante na hora de realizar esse procedimento, pois existe uma porção chamada sabugo ( camada com terminações nervosas e outras estruturas) ,que não pode ser afetada.
  2. Em animais de unhas brancas , fazer a identificação da porção correta a ser aparada, se torna muito mais fácil. O sabugo se torna muito mais visível que em gatos de unhas mais escuras. A cor do sabugo é de característica avermelhada devido aos vasos sanguinos da região.
  3. Alguns gatos podem se assustar durante o procedimento, então é muito importante manter a calma e passar tranquilidade ao animal.
  4. Procure usar cortadores adequados para o procedimento, informa-se com um médico veterinário qual seria o modelo e marca indicado para esse tipo de atividade.

A alimentação é muito importante para as estruturas da unha do gato

Esteja sempre atento na alimentação do seu gatinho de estimação , rações de qualidade podem contribuir de forma direta para a saúde das unhas. As rações de alta  qualidade , ajudam promover o crescimento saudável das unhas, contribuindo com vitaminas e nutrientes de qualidade.

Não consigo cortar a unha do meu gato de forma correta

Agora que você sabe mais sobre a importância de fazer os cuidados corretos com as unhas do seu gatinho, certamente pode gerar algum tipo de insegurança na hora de fazer o procedimento.Se esse for o seu caso, não se preocupe!

Hoje em dia , um Pet Shop ou Clínica veterinária de sua confiança, pode fazer esse tipo de serviço de forma segura e tranquila.

Esteja sempre atento a saúde do seu animal de estimação, procure sempre procurar o médico veterinário em caso de alguma alteração. Marcar consultas de rotina, pode ser um hábito bastante efetivo para evitar diversos tipos de problemas

Esteja sempre atento aos sintomas e comunique imediatamente a um veterinário de estimação

Alguns serviços dependem de agendamento, consulte-nos.

Não se esqueça de sempre estar atento com seu animal de estimação, e qualquer sintoma diferente,comportamento, sempre é bom leva-lo a um veterinário para uma avaliação, isso sempre evitará que o animal tenha doenças avançadas e confirme que ele está bem, garantindo sua saúde sempre em dia.

Não há comentários ainda.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.