Viajar com gato se trata de uma tarefa bastante agradável , porém algumas medidas devem ser tomadas para a viagem não se tornar uma situação desagradável.

Quando a família sai para viajar, nada mais normal do que querer levar o seu animal de estimação , afinal esses bichinhos são parte da família. Mas viajar com gato não é uma tarefa tão simples, os donos precisam estar atentos a algumas séries de exigências para poder viajar tranquilo.

Decidir levar o seu gato para  viajar  requer uma atenção especial de acordo com o tipo de transporte escolhido.

As empresas de vôos liberaram o transporte de animais de estimação, mas colaram regras para que os donos cumpram para não haver nenhum tipo de dor de cabeça.Todos os requisitos devem ser analisados antes de iniciar qualquer tipo de viagem.

Veja também : Saiba tudo sobre gato em apartamento

Como todos sabem , os gatos são animais que não gostam de muito movimento e ambientes estranhos, portanto algumas horas de viagem podem ser um fator de bastante estresse para seu animal de estimação.

A boa notícia é que você pode pode contar com a companhia do seu gatinho nas suas viagens de forma segura e legal, basta seguir as dicas desse artigo e ter uma viagem totalmente tranquila.

Serviços de Pet Sitting podem ser uma ótima solução para as viagens

Os serviços de Pet Sitting, se trata de um serviço que vem se popularizando cada vez mais no Brasil. Através desse serviço, você pode deixar o seu gatinho nas mãos de pessoas capacitadas, cuidando de todas as necessidades do seu animal enquanto você realiza sua viagem.

Cuidados com a saúde dos gatos ao viajar

Evite viajar com gatos idosos

Viajar com gato idoso pode se tornar uma tarefa bem mais estressante para o gato de estimação, com a idade avançada o gato apresenta muito menos resistência física que animais mais jovens.

Esteja atento ao calendário vacinal

Manter o calendário vacinal dos gatos , se trata de um cuidado básico obrigatório com esses bichanos. Portanto esteja sempre atento se as vacinas do seu animal, se encontram em dia para evitar transmissões de doenças.

Procure viajar em horários mais frescos

O calor pode ser um grande inimigo dos gatos, até porque o animal não apresenta glândulas sudoriparas, podendo causar um grande desconforto ao animal. Procure viajar em horários mais frescos e sempre ofereça água ao animal em um determinado período de tempo.

Gatos com menos de 4 meses são vulneráveis em viagens

Gatos filhotes que inda não apresentam o calendário vacinal completo , podem ser bem vulneráveis a diversos tipos de doenças. Só faça viagens com gatos filhotes em caso de alta necessidade e evite contato do gatinho com outros animais de rua.

Escolha a caixa de transporte adequada para seu animal

A caixa de transporte para seu animal se trata de um acessório muito importante na hora da viagem. Esteja certificado que esse acessório esteja sempre em bom estado e com ventilação suficiente para o conforto do animal.

Desconforto gástrico pode ser comum nas viagens

Antes de viajar,  o animal pode fazer o uso de remédios para enjoos , essa medicação se trata de remédios próprios para gatos. Consulte o médico veterinário antes de fazer qualquer uso desses remédios.

Cuidados burocráticos que devem ser tomados antes de viajar com o seu gato

  1. Verifique primeiramente se as companhias de ônibus aceitam o transporte de animais;
  2. Tenha em mãos um atestado de saúde e certificado de vacinação do gato;
  3. Certificado Zoo Sanitário Internacional se trata de um documento necessário para se incluir em viagens internacionais.
  4. Alguns países exigem um período de quarentena do animal em aeroportos antes de entrar em contato com a população, portanto esteja atento as essas informações.
  5. Em aviões os gatos são levados em compartimentos de bagagens especiais. O animal deve se encontrar em uma gaiola de transporte de boa qualidade, não se descarta a possibilidade de algumas companhias liberarem a viagem do animal com o dono.
  6. Em algumas companhias aéreas os gatos são transportados em caixas especiais, que são disponibilizadas diretamente pela empresa .

Esteja sempre atento aos sintomas e comunique imediatamente a um veterinário de estimação

Alguns serviços dependem de agendamento, consulte-nos.

Não se esqueça de sempre estar atento com seu animal de estimação, e qualquer sintoma diferente,comportamento, sempre é bom leva-lo a um veterinário para uma avaliação, isso sempre evitará que o animal tenha doenças avançadas e confirme que ele está bem, garantindo sua saúde sempre em dia.

Não há comentários ainda.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.